Após 12 anos, Brasília pode ter clássico em competição nacional

Gama e Brasiliense podem cair no mesmo grupo na Série D 2020.

Faz muito tempo. No longínquo 2008, ainda na Série B, Brasiliense e Gama faziam o último clássico verde-amarelo válido por uma competição nacional. Na ocasião, em jogo válido pelo segundo turno do Brasileirão Serie B, o Brasiliense venceu jogando em casa pelo placar de 3×2. Nesta mesma temporada, o Gama seria rebaixado para a Série C e posteriormente ficaria sem divisão. Algo que também aconteceu com seu rival pouco depois. Dessa forma, os clássicos locais, que movimentam pra valer o futebol de Brasília, passaram a acontecer somente no campeonato estadual.

Mas o ano de 2020 pode mudar essa escrita. Após 12 anos do último confronto, Brasiliense e Gama podem voltar a se encontrar no grupo A6 da Série D deste ano. O Gama, atual campeão do Distrito Federal, já está garantido na competição. O Brasiliense, por sua vez, precisará eliminar o Tocantinopolis na recém criada “pré-Série D”. Serão duas partidas para que o Jacaré consiga levar a melhor sobre a equipe de Tocantins e volte a reencontrar seu grande rival em competições nacionais.

Segundo levantamento do historiador Gabriel Caetano, do blog “Histórias do Gamão”, Brasiliense e Gama jogaram sete vezes em competições nacionais, com três vitórias para cada lado e um empate. A igualdade também se destaca pelo número de gols marcados, nove do Gama contra nove do Brasiliense. Confira os confrontos:

Clássico Candango em Brasileiros

2003
GAMA 0 X 2 BRASILENSE

2006
BSE 0 X 2 GAM
GAM 3 X 2 BSE

2007
BSE 0 X 0 GAM
GAM 1 X 2 BSE

2008
GAM 1 X 0 BSE
BSE 3 X 2 GAM

Estatística:

3 vitórias do Brasiliense
3 vitórias do Gama
1 empate
9 gols do Gama
9 gols do Brasiliense