El Cacique do Paraguai: Club Guaraní

A Libertadores da América está parada durante a quarentena causada pela pandemia do coronavírus (covid-19). Porém, a série de matérias contando sobre os times do Futebol Sul-Americano presentes na fase de grupos da Libertadores segue. E hoje, o personagem é um algoz corintiano, um dos mais antigos clubes do Paraguai e ainda busca sua primeira glória eterna.

Estamos falando do Club Guaraní, da cidade de Assunção, capital do Paraguai. O time aurinegro está no grupo B da Copa Libertadores com Palmeiras, Bolívar e Tigre, da Argentina. A campanha começou na primeira fase, onde o time eliminou o San José, da Bolívia. Na segunda fase, a equipe bateu o Corinthians no jogo de ida por 1 a 0 e perdeu na volta por 2 a 1, passou por conta do gol fora. Na terceira fase, derrubou o Palestino, do Chile.

Confira também as matérias que contam mais sobre Bolívar e Tigre nos links abaixo:

História

O Guaraní foi fundado no dia 12 de outubro de 1903, em Assunção, na casa da Mansão Patri, situada na rua Alberdi que fazia esquina com El Paraguayo Independiente e Benjamín Constant, atual Correio Central.

A fundação do Cacique, como também é conhecido o Guaraní, está intimamente ligada ao Olímpia, também de Assunção. Esses dois clubes são os mais antigos do Paraguai e fazem o Clássico Añejo, que significa o clássico mais antigo. Além disso, eles são os únicos que nunca disputaram a segunda divisão paraguaia.

O alvinegro foi fundado em julho de 1902, quando participaram grande parte dos estudantes e empregados do comércio à época. No ano seguinte, ocorre um incidente na cancha do Olímpia e vários jovens são impedidos de usar as instalações e jogar futebol. Eles foram tirados à força de lá corridos da polícia. Ao chegar na casa dos Patri, o General Caballero fala para os policiais deixarem os jovens em paz.

A reunião de fundação ocorreu também na Mansão Patri. Nove pessoas se reuniram ali e decidem que é melhor fundarem uma nova equipe. E assim nasce o Guaraní com o aval do General Caballero.

Nomes e cores

O primeiro nome do Cacique foi Football Club Guaraní e hoje é simplesmente Club Guaraní. O nome é uma menção à história do Paraguai. O povo guaraní era o nativo da região e a língua falada tinha o mesmo nome. Assim, a nomenclatura remete à própria vida dos paraguaios.

Já com relação às cores, há duas versões que explicam. A primeira, de acordo com os irmãos Melian, é a de que as cores são inspiradas no Club Atlético Peñarol, do Uruguai, onde os eles tinham começado a jogar futebol. Vale lembrar que o Peñarol também faz parte desta série de matérias, confira abaixo:

A outra versão é um tanto quanto aleatória. Na discussão sobre quais cores a instituição teria, alguém sugeriu as cores amarela e preta por conta da insignia do corsário Francis Drake, que entre 1560 e 1596 fez diversas expedições por todo o mundo.

As duas versões são aceitas pelo clube e assim, a camisa e o escudo carregam as cores amarela e preta. No caso da camisa, são três listras verticais amarelas e duas pretas.

Club Guaraní – Wikipédia, a enciclopédia livre
Atual escudo do Club Guaraní

Títulos

O Guaraní é um tradicional clube do Paraguai e o quarto maior campeão do país. Está atrás de Olímpia, Cerro Porteño e Libertad. Os aurinegros já levantaram 11 vezes o Campeonato e foram vice-campeões em outras 16. E fato curioso é que eles são até hoje o único paraguaio a ser bicampeão segiundo invicto (1906 e 1907). Além disso, a equipe tem uma Copa do Paraguai e ainda não sentiu o gosto de levantar uma taça continental.