|

Mães que inspiram

No dicionário, mãe é aquela que deu a luz, que cria ou criou um ou mais filhos. Por extenso? Mãe é quem sempre estará por perto, mesmo que longe, quem você pode ter certeza que vai te amar até o final dos seus dias, e mais. É aquela pessoa que mesmo sem te conhecer, já sentia afeto. E, em um mundo cheio de incertezas, a única certeza que ela tinha, naquele momento, era o amor por você.

Então, no dia destinado somente à elas, o Mercado do Futebol decidiu fazer uma pequena homenagem às mães que fazem parte desse site e do esporte.

 

Exemplos dentro do futebol

Você já deve ter ouvido falar de Gabriel Jesus, atacante do Manchester City, certo? Então, sempre que marca um gol, Gabriel faz um sinal de telefone com a mão, mas qual seria o motivo? Ele respondeu:

Quando eu faço um gol, mesmo quando ela não está no estádio, eu ‘pego o telefone’ e falo com ela. Quando a gente era criança, a minha mãe ficava ligando o tempo todo para descobrir onde é que eu estava, e se eu não atendesse, ela começava a ligar para todos os meus amigos. Era apenas uma piada entre a gente”.

Por trás da preocupação da dona Vera Lúcia, havia também a guerreira que, segundo o jogador, nunca deixou nada faltar a Gabriel Jesus e sempre o apoiou a jogar futebol; sem ela, principalmente, nunca haveria “Alô, Mãe!”.

Sabe, não vou mentir. Quando eu vim para o Manchester City pela primeira vez, eu me senti perdido. Minha mãe estava indo e vindo da Inglaterra para o Brasil, e era extremamente difícil ficar longe dela, porque ela é tudo para mim. Ela foi ao mesmo tempo pai e mãe para mim quando eu estava crescendo. Me lembro que, quando estava jogando pelo Pequeninos, eu via algumas crianças depois dos jogos com os seus pais, e eu estava sozinho. Aquilo foi pesado para mim. Me marcou. Mas agora, quando alguém pergunta do meu pai, eu digo que minha mãe é meu pai. Ela fez tudo por mim e pelos meus irmãos“.

 

Tamires, jogadora e mãe

(Daniela Porcelli/Getty Images).
 

Outra mulher muito importante no futebol, dessa vez na categoria feminina, é a lateral-esquerda da seleção, Tamires, que atualmente está no Corinthians. Em 2019, foi a única mãe da seleção brasileira a disputar a Copa do Mundo. Antes de alcançar seu sonho, a jogadora teve que conciliar a carreira de jogadora e a maternidade e quase desistiu de se tornar profissional. A mineira começou a carreira no futsal. O primeiro clube em que jogou profissionalmente foi o Juventus, de São Paulo, onde conheceu o marido, César de Britto, também jogador. Aos 21 anos, com a carreira em crescimento, descobriu a gravidez. No começo foi difícil, mas com o apoio da família e dos parentes do marido, tudo foi se encaixando.

Depois de um período o qual se dedicou somente à família, em 2010, Tamires aceitou um convite para fazer parte da equipe feminina do Atlético Mineiro. Mas, como o marido também estava jogando em um time e trabalhava longe de onde moravam, mais uma vez, a jogadora interrompeu a carreira e ficou cuidando do filho. Contudo, o sonho não havia acabado: Tamires foi convocada para a seleção pela primeira vez em 2013 e, a partir deste ponto, não parou mais. Em 2015, recebeu o ouro conquistado nos Jogos Pan-americanos de 2015 e, ao voltar do título, recebeu uma proposta do Fortuna Hjørring, clube da Dinamarca. Dessa vez, foi diferente: o marido largou o futebol para acompanhar sua esposa. Mais uma história de superação dentro do esporte, mostrando, novamente, a força das mulheres.

 

As mães do Mercado do Futebol

Além das mães dentro do futebol, temos, também, aquelas que fazem parte da história desse site; afinal, sem elas essa plataforma não seria possível. E para homenageá-las e agradecer o suporte delas, o colunistas do MF mandaram escreveram uma mensagem para as suas mães:

 

Laura Marcello, colunista do Santos: “Mãe, obrigada por todas as vezes que pegou o carregador do pc quando a bateria estava acabando, enquanto fazendo a matéria. Obrigada por dar cada conselho no texto e na vida! Eu te amo assim como amo o que faço”.

Vinicius Tomei, colunista do Palmeiras: “Para a mais guerreira e a mulher que me ensinou a ser um homem. Obrigado por tudo. Te amo”.

Rafael Belmont, colunista do Santos: “Mãe, a vida nos presenteia com pessoas maravilhosas como você, que ensinam pelo saber, pelo exemplo e pelo amor incondicional. Parabéns!”.