Un día como hoy: Zé Roberto se tornava o jogador mais velho a marcar um gol na Libertadores

Hoje é dia de Zé Roberto na Un día como hoy! Esta série trata de relembrar momentos marcantes do futebol sudaca, sempre se remetendo a um fato de um dia específico, porém, obviamente, em anos anteriores. Exercite sua memória, todavia, caso não se recorde, aprecie cada pedacinho desta série.

Na noite do dia 24 de maio de 2017, José Roberto da Silva Júnior, popularmente reconhecido como Zé Roberto, se tornou o jogador mais velho a marcar um gol em uma partida de Copa Libertadores. O ex-jogador e dirigente palmeirense atingiu a marca aos 42 anos, 10 meses e 18 dias de idade.

Naquela quarta-feira, ao balançar as redes aos 46 minutos do segundo tempo, Zé Roberto superou o defensor uruguaio Óscar Aguirregaray, que marcou pela última vez no torneio com 41 anos e sete meses, atuando com a camisa do Peñarol, em 2001.

Gol de Zé Roberto contra o Atlético Tucumán decretou a vitória e classificação alviverde.

Além desta expressiva marca, na mesma partida, o ex-meia, volante e lateral esquerdo, também se tornou o segundo jogador mais velho a atuar em uma partida de Copa Libertadores. Naquela ocasião, o autor do terceiro gol palmeirense ultrapassou o histórico goleiro colombiano Mondragon, que atuou aos 42 anos, nove meses e 19 dias de vida. Entretanto, o à época atleta palmeirense, ficou atrás do peruano Vicente Villanueva, atacante do Sporting Cristal, que na década de 1960, atuou na competição continental aos incríveis 43 anos e 10 meses.

Com a bola rolando naquela noite, Zé Roberto que atuava em várias posições, jogou na lateral esquerda e ajudou o Palmeiras a vencer o Atlético Tucumán por 3 a 1 e conquistar a vaga como primeiro colocado no grupo 5 da Libertadores 2017, grupo este que tinha ainda: Peñarol, que causou polêmicas nas partidas contra o alviverde; Atlético Tucumán, o adversário daquela noite; e o Jorge Wilstermann, que surpreenderia e seria o segundo classificado.

Foto de capa: AP Photo/Andre Penner.