Un día como hoy: a Seleção Colombiana estreava em Copa do Mundo
Quem domina a bola hoje, é a Colômbia. Neste dia, há 58 anos, a Seleção Colombiana de Futebol fazia sua estreia em Mundiais. Esta série trata de relembrar momentos marcantes do futebol sudaca, sempre se remetendo a um fato de um dia específico, porém, obviamente, em anos anteriores. Exercite sua memória, todavia, caso não se recorde, aprecie cada pedacinho desta série.
A Tricolor nunca chegou à conquistar uma Copa, para a tristeza dos milhões de colombianos que são aficionados pelo futebol – e que em 2014 puderam ver a melhor campanha de sua seleção no torneio: um quinto lugar, depois da eliminação para o Brasil nas quartas de finais. No Brasil, a Colômbia ficou no grupo C, ao lado de Costa do Marfim, Grécia e Japão.
O dia da estreia
A primeira peleja da Seleção Cafetera em Copas do Mundo foi disputada no Chile, mais especificamente no Estádio Carlos Dittborn, em Arica. O adversário seria o Uruguai, até aquele ano o maior campeão de Mundiais (1930 e 1950) junto com a Itália. Uma seleção estreante e a outra a maior vencedora – indícios de um jogo fácil. Todavia, foi completamente diferente do esperado por todos. A Colômbia foi bem durante toda a partida, mesmo que tenha saído derrotada de virada por 2 a 1.
A Seleção Colombiana abriu o placar com seu capitão Francisco ‘Cobo’ Zuluaga, aos 19 minutos, de pênalti, marcando assim o seu primeiro gol na história das Copas do Mundo – atualmente a Colômbia soma seis participações. Os cafeteros resistiram bastante, no entanto, na etapa complementar de partida, o Uruguai, com Luis Cubilla, aos 56 minutos, e José Sasia, aos 75, conseguiu a virada e consequentemente o triunfo naquela tarde do dia 30 de maio de 1962.
Quem parecia ser um adversário frágil, demonstrou ter poder para competir. Naquela partida, a Colômbia foi a campo escalada pelo treinador Adolfo Pedernera com: Efraín Sánchez; Héctor Echeverri, Francisco Zuluaga (c), Jaime González, Óscar López; Marcos Coll, Jaime Silva; Germán Aceros, Marino Klinger, Delio Gamboa e Jairo Arias.
A partida de estreia da seleção tricolor foi disputada às 14 horas (horário da Colômbia) e arbitrada pelo húngaro Andor Dorogi. Todavia, o público foi considerado baixo, contando com a presença de 7.908 torcedores – este número, segundo a imprensa da época, foi bem inferior devido aos altos valores dos ingressos praticados nas bilheterias.