|

Un día como hoy: D10S fazia sua primeira comemoração na Terra pela Seleção Argentina

D10S também tem vaga na série Un día como hoy. Neste dia, há 41 anos, Maradona marcava seu primeiro gol pela Seleção Argentina principal. Esta série trata de relembrar momentos marcantes do futebol sudaca, sempre se remetendo a um fato de um dia específico, porém, obviamente, em anos anteriores. Exercite sua memória, todavia, caso não se recorde, aprecie cada pedacinho desta série.

Tudo citado neste texto tem uma grande representatividade para Maradona, para o povo argentino. O mês de junho e a Escócia. Este mês é um dos mais marcantes na vida do 10 argentino, e, nós não esquecemos disso – lembraremos do fato no dia 22, na mesma coluna. Já a Escócia, foi também, a seleção contra quem Diego estreou como treinador. No entanto, esse não é o foco deste texto, contudo, é importante citar.

O primeiro toque de Deus na Terra

No dia 2 de junho de 1979, Maradona marcava seu primeiro tento pela seleção principal da Argentina. Para dar seu primeiro toque de divindade naquele campo em Glasglow, El Diez deixou sua marca no Hampden Park com um gol e uma assistência. Naquele dia, a albiceleste venceu o amistosto contra a seleção escocesa por 3 a 1.

César Luis Menotti era o treinador da Argentina na época e, o mesmo Flaco Menotti que tinha deixado Maradona fora da Copa do Mundo de 1978 (onde a seleção nacional conquistou seu primeiro título mundial), o escalou naquela partida contra a Escócia – que seria histórica para o camisa 10 -.

Aos 18 anos de idade, Maradona, quando eram decorridos 25 minutos da etapa complementar, mostrou toda sua frieza de sempre e finalizou entre a trave e o goleiro escocês. El Pibe de Oro marcava, naquele momento, o primeiro de seus 34 gols em 91 partidas disputadas pela Seleção Argentina.

Ainda naquele ano de 1979, Maradona viria a vencer e ser peça-chave na conquista argentina do Mundial Sub-20 realizado no Japão. Além disso, o astro argentino disputou a Copa América, todavia, nessa, o craque amargou a eliminação ainda na primeira fase.

Maradona ao lado de Zico na Copa América de 1979. (Reprodução/In My Ear)

Foto de capa: Reprodução.