Visando se manter entre os principais postulantes a títulos no país, o Grêmio foi ao mercado no início da temporada 2020 para se reforçar e evitar sofrer as mesmas dores de cabeça do ano anterior, quando o clube enfrentou constantes lesões e carência de jogadores no elenco.
Renato Portaluppi, ainda em dezembro, definiu as prioridades do time gaúcho na hora de ir às compras: um atacante e um meia. Hoje, quase seis meses depois do início da temporada, o plantel tricolor conta com os experientes Diego Souza e Thiago Neves para as posições exigidas pelo treinador.
Além dos dois, o imortal ainda contratou cinco novos jogadores: o goleiro Vanderlei, os laterais direitos Victor Ferraz e Orejuela, o lateral esquerdo Caio Henrique e o volante Lucas Silva.
Com um total de sete reforços, o Grêmio buscou nomes principalmente vindos do Cruzeiro e do Santos. A média de idade dos contratados é de 29 anos, o que gerou certa crítica por parte dos torcedores na medida em que eles eram anunciados oficialmente.
Até a parada do futebol, em março, devido a pandemia do novo coronavírus, a equipe gaúcha havia entrado em campo 13 vezes, 12 delas sob o comando de Renato. Em todas as partidas, o técnico gremista utilizou pelo menos três de seus novos contratados.
Logo no seu primeiro jogo em 2020, Portaluppi utilizou o goleiro Vanderlei, o lateral direito Victor Ferraz e o volante Lucas Silva como titulares. Os três foram, entre os contratados, os atletas que mais entraram em campo, com 11, 9 e 10 jogos, respectivamente.
Com o retorno do futebol previsto para a metade de julho, com a volta do Campeonato Gaúcho, o Grêmio busca dar continuidade a um, até então, bom início de temporada. E, para isso, irá contar com apenas seis dos setes novos nomes. Caio Henrique, que havia chegado a Porto Alegre por meio de um empréstimo com o Atlético de Madrid, voltou ao clube espanhol após exigência do técnico Diego Simeone, no final de maio.
Dos reforços, Diego Souza, atual artilheiro da equipe, e Victor Ferraz foram os que mais se destacaram positivamente.
VEJA COMO FORAM OS REFORÇOS TRICOLORES DURANTE OS PRIMEIROS 13 JOGOS DA TEMPORADA 2020:
VANDERLEI
O experiente goleiro de 36 anos chegou ao Grêmio em janeiro para assumir a vaga de titular que, em 2019, estava nas mãos do contestado Paulo Victor. Homem de confiança de Renato, Vanderlei foi o reforço da temporada que mais jogou, com 11 partidas, todas como titular. O ex-santista totalizou 990 minutos em campo.
Em seus 11 jogos, o camisa 27 conta com 7 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. O goleiro sofreu oito gols.
Vanderlei e Grêmio firmaram contrato até dezembro de 2021 e o clube desembolsou cerca de R$ 3 milhões de reais para contar com o atleta.
CAIO HENRIQUE
Lateral esquerdo que não faz mais parte do plantel gremista, Caio Henrique ficou fortemente marcado pelo episódio de briga em que se envolveu no Grenal da Libertadores, em março. Apesar da imagem negativa vinculada ao fato, o jogador da seleção olímpica atuou como titular em três dos cinco jogos que disputou pelo Grêmio. Ao todo, ficou 324 minutos em campo.
Caio gerava grande expectativa por parte de Renato, da direção e da torcida para se firmar na lateral esquerda do tricolor no lugar do inconstante Cortez.
Apesar de ainda estar treinando no CT Luiz Carvalho, Caio deve embarcar à Espanha no final do mês.
VICTOR FERRAZ
O ex-Santos desembarcou em Porto Alegre gerando esperanças de assumir a lateral direita gremista. Iniciou a temporada como titular e seguiu assim em todos os nove jogos que participou.
Victor Ferraz tornou-se homem de confiança de Renato e conquistou o carinho da torcida tricolor. Até a parada do futebol, ele era o reforço da temporada que mais havia se encaixado no modo de jogar do time, tendo caído como uma luva.
Devido a suas características ofensivas, marcou seu primeiro gol com a camisa gremista na Libertadores, em partida diante do América de Cali, em março. Na oportunidade, o time gaúcho saiu de campo com vitória por 2×0, na Colômbia.
O jogador de 32 anos, que ficou 799 minutos em campo nessa temporada, tem contrato com o Grêmio até dezembro de 2021.
OREJUELA
Vindo do Cruzeiro, o lateral direito chegou ao tricolor como segunda opção para a posição, atrás de Victor Ferraz. Em questão de aproveitamento por parte de Renato, o colombiano foi posto em campo em quatro oportunidades, sendo duas delas como titular. Em todos os seus jogos, Orejuela saiu com a vitória.
Ele atuou por 214 minutos defendendo as cores do Grêmio e tem até o final da temporada 2020, quando acaba seu contrato de empréstimo, para mostrar seu bom futebol em Porto Alegre.
LUCAS SILVA
O volante estava sem clube quando foi contratado pelo Grêmio, em janeiro. Tendo jogado pela última vez em junho de 2019, pelo Cruzeiro, Lucas Silva demorou para pegar ritmo de partida nos primeiros jogos pelo clube gaúcho.
Renato escalou o jogador de 27 anos em 10 oportunidades. Até o último confronto gremista, em março, Lucas havia atingido a marca de 793 minutos em campo.
A direção tricolor confia muito no futebol do camisa 16 e em todo seu histórico de títulos recentes pelo Cruzeiro. Devido a isso, clube e atleta firmaram, no início do ano, contrato válido por quatro temporadas.
THIAGO NEVES
Também ex-Cruzeiro, o experiente meia de 35 anos não foi visto com bons olhos por parte da torcida quando foi anunciado. O motivo: constantes polêmicas em que se envolveu nos últimos anos no conturbado ambiente do clube mineiro.
Thiago Neves assinou contrato de um ano com o Grêmio e disputou sete partidas vestindo a camisa tricolor, três sendo escalado por Renato entre os 11 iniciais.
Mesmo ainda não tendo mostrado futebol convincente, marcou seu primeiro gol como atleta gremista, na última partida antes da parada. Na ocasião, saiu de campo com vitória por 3×2 diante do São Luiz, de Ijuí, pelo Gauchão.
Seu tempo em campo é de 317 minutos.
DIEGO SOUZA
Velho conhecido dos gremistas, já tendo passado pelo clube em 2007, o centroavante voltou a Porto Alegre renovando as esperanças tricolores por um goleador. Sofrendo de carência por falta de um matador na temporada passada, o clube confiou fortemente no potencial do experiente jogador de 34 anos. E não se decepcionou: Diego marcou cinco gols em oito jogos disputados e é o atual artilheiro do time.
Titular em seis partidas, o camisa 29 tem média de 0,63 gols por partida em seus 557 minutos em campo.
Dos gols marcados pelo ex-Botafogo, o mais lembrado é o feito diante do Inter, em Grenal válido pela semifinal do primeiro turno do estadual. Na oportunidade, Diego marcou nos últimos minutos da partida e levou o Grêmio à final.
Diego Souza tem vínculo com o Grêmio até o término da temporada 2020.