Boas escolhas de Renato? Veja como foram até aqui os reforços do Grêmio na temporada

Visando se manter entre os principais postulantes a títulos no país, o Grêmio foi ao mercado no início da temporada 2020 para se reforçar e evitar sofrer as mesmas dores de cabeça do ano anterior, quando o clube enfrentou constantes lesões e carência de jogadores no elenco.

Renato Portaluppi, ainda em dezembro, definiu as prioridades do time gaúcho na hora de ir às compras: um atacante e um meia. Hoje, quase seis meses depois do início da temporada, o plantel tricolor conta com os experientes Diego Souza e Thiago Neves para as posições exigidas pelo treinador.

Além dos dois, o imortal ainda contratou cinco novos jogadores: o goleiro Vanderlei, os laterais direitos Victor Ferraz e Orejuela, o lateral esquerdo Caio Henrique e o volante Lucas Silva.

Com um total de sete reforços, o Grêmio buscou nomes principalmente vindos do Cruzeiro e do Santos. A média de idade dos contratados é de 29 anos, o que gerou certa crítica por parte dos torcedores na medida em que eles eram anunciados oficialmente.

 
Vanderlei durante sua apresentação no Grêmio, em janeiro. Foto: Lucas Uebel/Grêmio.
 

Até a parada do futebol, em março, devido a pandemia do novo coronavírus, a equipe gaúcha havia entrado em campo 13 vezes, 12 delas sob o comando de Renato. Em todas as partidas, o técnico gremista utilizou pelo menos três de seus novos contratados.

Logo no seu primeiro jogo em 2020, Portaluppi utilizou o goleiro Vanderlei, o lateral direito Victor Ferraz e o volante Lucas Silva como titulares. Os três foram, entre os contratados, os atletas que mais entraram em campo, com 11, 9 e 10 jogos, respectivamente.

Com o retorno do futebol previsto para a metade de julho, com a volta do Campeonato Gaúcho, o Grêmio busca dar continuidade a um, até então, bom início de temporada. E, para isso, irá contar com apenas seis dos setes novos nomes. Caio Henrique, que havia chegado a Porto Alegre por meio de um empréstimo com o Atlético de Madrid, voltou ao clube espanhol após exigência do técnico Diego Simeone, no final de maio.

Dos reforços, Diego Souza, atual artilheiro da equipe, e Victor Ferraz foram os que mais se destacaram positivamente.

VEJA COMO FORAM OS REFORÇOS TRICOLORES DURANTE OS PRIMEIROS 13 JOGOS DA TEMPORADA 2020:

VANDERLEI

O experiente goleiro de 36 anos chegou ao Grêmio em janeiro para assumir a vaga de titular que, em 2019, estava nas mãos do contestado Paulo Victor. Homem de confiança de Renato, Vanderlei foi o reforço da temporada que mais jogou, com 11 partidas, todas como titular. O ex-santista totalizou 990 minutos em campo.