Grande nome do Barça, Unzué anuncia saída do futebol para tratar doença incurável

Um dos nomes por trás do maior time do Barcelona de todos os tempos anunciou sua saída do futebol. Em coletiva no Camp Nou nessa quinta-feira, Juan Carlos Unzué anunciou que sofre de ELA (esclerose lateral amiotrófica), uma doença progressiva e incurável e que vai dedicar seu tempo ao combate da enfermidade.

Unzué tem seu nome marcado na história do futebol espanhol. Com 318 jogos em mais de 15 anos de carreira, foi um dos bons goleiros de La Liga na década de 90. Teve uma breve passagem pelo Barça, onde foi campeão da Copa do Rei.

Sua carreira como jogador não foi muito recheada de títulos, mas em compensação, ganhou tudo que era possível em seu período como treinador. Foi contratado em 2003 para ser preparador de goleiros na equipe do Barcelona de Frank Rijkaard e permaneceu no clube até a era Guardiola, ganhando o sextete em 2009. É considerado o grande responsável pela lapidação de Victor Valdés.

Após rápida aventura como treinador principal, Unzué voltou ao Barça para ser auxiliar de Luís Enrique, onde novamente foi muito vitorioso. Na saída de Lucho, foi um dos nomes cogitados para dirigir a equipe catalã, especialmente por sua amizade com todo elenco.

O espanhol soube que tinha ELA em 2019, desde então dedica sua vida a tratar da doença e ter uma boa saúde. O anúncio de hoje se deve a piora do seu quadro e de que infelizmente não possui mais condições de se dedicar tanto ao esporte e clube que ama.