Com o fim da LaLiga, já podemos listar os jovens jogadores que tiveram certo destaque na competição nesta temporada. A lista conta com jogadores que de certo modo já são badalados, mas também atletas que ainda buscam o seu espaço no cenário espanhol.
Ansu Fati (Barcelona)
Cria de La Masia, o jovem ganhou espaço time principal nesta temporada. Aos 17 anos é a sensação da Catalunha e chama atenção de vários clubes de fora da Espanha, recentemente o Manchester United demonstrou interesse no jogar. O Barcelona por outro lado pediu 170 milhões de euros para liberar a jovem promessa. Com as várias lesões que Dembélé vem tendo nos últimos meses e o pouco protagonismo de Antoine Griezmann, Fati vem ganhando espaço e trazendo bastante recurso para o Barcelona, especialmente em jogadas mano a mano.
Isak (Real Sociedad)
Rotulado no incio de sua carreira como o novo Ibrahimovic, antes de ganhar espaço na Real Sociedad o sueco passou pelo AIK Stockholm (clube formador), foi comprado pelo Borussia Dortmund e emprestado ao Willem II Tilburg. Em Anoeta, ele disputa vaga na maioria das vezes com o brasileiro Willian José. Inclusive fez parte do time titular que eliminou o Real Madrid da Copa del Rey em pleno Santiago Bernabéu.
Federico Valverde (Real Madrid)
Uma das boas surpresas que o Real Madrid teve nesta temporada. O uruguaio que foi comprado pelo clube em 2016, jogou no Real Madrid B (Castilla) e depois no Deportivo La Coruna por empréstimo antes de começar a ter sucesso nos merengues. Umas das suas principais características dele é ser uma meia ‘box-to-box’, algo agrada muito Zidane. O técnico francês usa o jogador com bastante frequência, já que ele pode fazer todas as funções na faixa central do campo.
Emerson (Betis)
O lateral brasileiro caiu como luva e logo se adaptou time do Betis, onde joga por empréstimo. Revelado pelo Atlético Mineiro, o jovem foi contratado pelo barcelona por 12,1 milhões de euros em 2019. Com presença carimbada nas seleções brasileiras de base, Emerson já foi convocado também por Tite para a seleção principal. Muito em breve poderá ter sua chance no clube catalão.
Unai Simón (Athletic Bilbao)
Após a saída de Kepa Arrizabalaga o clube basco usou outro jovem para substituir na posição. Aos 22 anos e figurando na lista dos melhores goleiros do Campeonato Espanhol, atrás de outros mais badalados, Unai disputou 34 partidas no Campeonato Espanhol e dessas em 13 não sofreu gols.
Odegaard (Real Sociedad)
Contratado ainda muito jovem pelo Real Madrid, o norueguês rodou bastante buscando espaço e tentando continuar sua evolução. Real Madrid B (Castilla), SC Heerenveen, Vitesse e agora Real Sociedad sãos os clubes onde Martin passou por empréstimo. Aos 21 anos finalmente o meia começa a despertar interesse do Real Madrid em lhe ter no elenco, o problema é a concorrência para a posição. Devido a crise causa pelo coronavírus que causará um mercado de transferência pouco movimentado, é esperado que Martin Odegaard passe mais um ano emprestado na Real Sociedad antes de voltar pra o clube da capital.
Zagueiro ganês de apenas 21 anos, titular no time do Valladolid e já desperta interesse de vários times do continente europeu. O clube inclusive sabendo do sucesso que o jovem vem fazendo e das ofertas que provavelmente chegarão, já contratou um substituto caso ele saia, o zagueiro Javi Sánchez do Real Madrid. Salisu se destaca principalmente pelo forma física, rapidez e maturidade.