Courtois não precisa mais jogar para ganhar o prêmio de melhor goleiro do espanhol
Depois de um início complicado, Courtois se firmou como peça de confiança no sistema defensivo de Zinédine Zidane no Real Madrid. Sua boa fase se reflete nos números: o belga levou apenas 18 gols em 29 jogos disputados em La Liga.
Tais números o credenciam a ganhar o prêmio individual mais importante dado a um goleiro na Espanha: o Troféu Zamora, concedido ao melhor goleiro da Liga das Estrelas.
O Zamora tem um critério simples: para evitar subjetividades, o prêmio é dado para o goleiro que tem a menor média de gols sofridos no campeonato (e que tenha disputado mais da metade dos jogos).
Com 0.62 de gols sofridos por jogo, o goleiro do Real Madrid contou com os dois tentos sofridos por Oblak no empate entre Atlético de Madrid com o Barcelona para abrir ainda mais vantagem. Agora o esloveno tem 0.76 de gols sofridos por jogo.
Como Oblak pode diminuir seu número até 0.65, o número atual de Courtois é impossível de ser alcançado. O único jeito do arqueiro merengue perder o prêmio é levar gol em todos os jogos até o fim do campeonato e o Atlético de Madrid não sofrer mais gols, o que é muito difícil de acontecer. Caso não entre mais em campo nessa temporada, o goleiro do time Blanco também garantirá o prêmio.
O belga já ganhou esse troféu em duas temporada, 2012-13 e 2013-14, ambas defendendo as cores do Atlético.
