O mexicano Rafael Márquez inicia sua trajetória como treinador no futebol espanhol
Um dos poucos que como atleta conseguiu disputar cinco Copas do Mundo (Antonio Carbajal, Gianluigi Buffon e Lothar Matthäus), sendo o único capitão em todos os Mundiais que esteve no México, Rafael Márquez que possui passagens por Monaco, Barcelona, New York Red Bulls, Hellas Verona e por último foi defensor do Atlas, além de ser presidente da agremiação após a sua aposentadoria tem novo destino. O RSD Alcalá, da Espanha anunciou sua vinda para ser treinador do sub-15 e sub-16, o que eles chamam de Cadet A.
Aos 41 anos, ele utilizará sua experiência em conquistas importantes como a Ligue 1, Mundial de Clubes, Liga dos Campeões, La Liga, Liga MX e Copa das Confederações em 1999 para repassar ensinamentos aos jovens da base. Ao falar sobre o assunto, Rafa Márquez afirmou: “É uma bela oportunidade pela qual estou muito agradecido. Tive uma recepção calorosa em um projeto com o qual me sinto muito comprometido e com o qual chego com o espírito de poder ajudar e oferecer toda a minha experiência de antes como jogador e agora como treinador”.
Em termos profissionais, o RSD Alcalá está na quarta divisão nacional, mas agora pode dizer que possui um ex-atleta com passagem pelo Barcelona e Seleção Mexicana no comando técnico.
Foto de capa: Kirill Kudryavtsev/AFP.