O zagueiro Breno realmente não tem vida fácil. Em sua curta carreira, cheia de polêmicas, mais uma pancada que chegou e derrubou o então xerife da zaga tricolor. O jogador, terá de ser submetido a mais uma cirurgia no joelho e ficará afastado dos gramados até 2017.
Oriundo da base tricolor, Made In Cotia, Breno Vinícius Rodrigues Borges nasceu em 1989, na cidade de Cruzeiro, interior do estado de São Paulo. Treinado na base por Zé Sérgio, o zagueiro chamou a atenção de Muricy Ramalho, na época treinador do elenco profissional tricolor, na campanha do vice campeonato na Copa São Paulo de Juniores de 2007. Subindo para treinar com elenco que havia sido campeão brasileiro no ano anterior, Breno começou a mostrar seu talento e foi surpreendendo.

Breno treinando com os profissionais do São Paulo em 2007
Logo após suas primeiras apresentações, virou titular absoluto no tricolor de Muricy, se destacando no sistema com 3 zagueiros. Saída de bola, marcação implacável e boa cobertura o credenciaram a ser eleito destaque do brasileirão daquele ano, sendo ainda, eleito como melhor zagueiro da competição!

Breno sendo eleito melhor zagueiro do Brasileirão em 2007
Com esse começo meteórico, campeão nacional, melhor zagueiro, revelação do campeonato Breno estava nas alturas e assim atraiu olhares de grandes da Europa. O poderoso Bayern de Munique, então o contratou por 38 Milhões de Dólares e o zagueiro migrou para a Alemanha se aventurar no futebol europeu. Era a grande chance de Breno.
Chegando na Alemanha, Breno se deparou com as dificuldades o país, língua, cultura, comida, entre outras. Começaram então, as lesões e as maiores dificuldades. Perdendo espaço no Bayern, Breno foi emprestado para o Nuremberg e chegou sendo titular e conquistando a torcida. Mas, em um jogo contra o Leverkusen, Breno sofreu uma grave lesão no ligamento cruzado do joelho direito e acabou voltando ao Bayern, para se recuperar da lesão.

Breno em ação pelo Bayern e pelo Nuremberg da Alemanha.
Foi então que chegou o fim do poço para o brasileiro. Na noite de 20 de setembro de 2011, a casa de Breno em Munique foi incendiada. O jogador morava sozinho na época e foi o principal suspeito de atear fogo a própria casa. Breno foi preso preventivamente pela Procuradoria Estadual de Munique. Em 2012, o zagueiro foi julgado e condenado a 3 anos e 9 meses de reclusão pelo incêndio que, segundo as autoridades, foi de cunho proposital. O fim do poço, virou o inferno para Breno.
Enquanto cumpria sua pena, o São Paulo procurou o jogador. Como seu contrato com o Bayern estava chegando ao fim e com a sua pena sendo reduzida por bom comportamento e trabalhos comunitários, Breno viu sua segunda chance bem perto e, no dia 13 de dezembro 2014, foi solto pela justiça alemã. Chegando no Brasil, foi apresentado ao São Paulo no dia 19 de dezembro de 2014.