É CAMPEÃO! Atlético supera o Tombense e reforça hegemonia ao conquistar 45° título estadual

O Atlético retornou ao topo de Minas Gerais neste domingo, após outra vitória sobre o Tombense, no Mineirão. A 10ª vitória no campeonato deu ao Galo o seu 45° título; o primeiro no comando do técnico Jorge Sampaoli, que assumiu o alvinegro em março deste ano, quando o time amargava a sexta posição na competição.

Enquanto o treinador não conquistava um título desde 2015, o alvinegro não sabia o que era ser campeão estadual desde 2017. O título do Campeonato Mineiro 2020 é também, o 5° do Atlético no novo Mineirão.

Imagem: Reprodução/Mineirão

O PRIMEIRO TEMPO

Apesar do mando de campo do Tombense e da vantagem do empate, a partida no Mineirão começou e terminou com o Atlético trabalhando bem a bola, detendo a posse e forçando a partida no campo de ataque.

Só nos primeiros 10′ de jogo no Gigante da Pampulha, o Galo levou perigo ao gol de Felipe três vezes. No primeiro minuto, Keno foi o responsável pela finalização. 3’ depois, após cruzamento de Allan, Alan Franco cabeceou mas a bola saiu a esquerda do gol. Aos 9′, Keno voltou a levar perigo após soltar uma bomba da esquerda.

Com a pressão promovida pelos donos da casa, o Tombense não conseguia encaixar uma jogada e esperava uma falha do alvinegro para jogar no contra-ataque, espera sem sucesso durante todo os 90′.

O gol era questão de tempo e aos 40′, as redes foram balançadas no Mineirão. Savarino até passou por Felipe, mas com a ajuda do VAR, o gol foi anulado por impedimento do venezuelano. Ao contrário do de Savarino, o de Jair, aos 48′ foi validado. Logo após escanteio de Guilherme Arana, o volante cabeceou e fez 1 a 0 Galo. Fim da etapa inicial e um placar condizente ao futebol apresentado na capital mineira.

Imagem: Reprodução/Mineirão

O SEGUNDO TEMPO

O Atlético retornou para a etapa complementar sem mudanças, diferente do Gavião Carcará, que voltou do vestiário com outros atletas e disposto a buscar a vitória. Entretanto, o Atlético novamente não deixou o time de Tombos respirar, pressionando a saída de bola desde o início da etapa final. Por isso, poucos lances de perigo foram criados pelos visitantes. Uma cabeçada de Admilton aos 3′ e uma falta de João Paulo defendida por Rafael foram as principais oportunidades do time de Eugênio Souza no segundo tempo.

O Atlético, por sua vez, também não levou tantas ameaças quanto no primeiro tempo mas continuou superior. Hyoran cobrou falta na entrada da área, aos 36′, após a bola explodir na barreira, Alonso chutou na sobra e exigiu grande defesa de Felipe.

Sampaoli ainda teve que comandar o alvinegro com apenas 10 atletas nos minutos finais, após Allan receber o segundo cartão amarelo no jogo e ser expulso. Mas o treinador não teve dificuldades e ainda viu Marrony aos 47′, chegar sozinho em ótima oportunidade e Felipe fazer a defesa após chute rasteiro do atacante, impedindo que o placar fosse ampliado.

Logo após os 10′ de acréscimo, o árbitro Ronei Cândido Alves apitou o fim do jogo no Mineirão. Vitória e título dos comandados de Jorge Sampaoli no Mineirão.

Imagem: Divulgação/Atlético

FICHA TÉCNICA

Atlético (1): Rafael, Mariano, Júnior Alonso, Réver, Guilherme Arana, Jair, Allan, Savarino (Hyoran), Alan Franco, Keno (Marquinhos) e Sasha (Marrony).
Técnico: Jorge Sampaoli

Tombense (0): Felipe, David, Admilton, Matheus Lopes (Ramon), João Paulo, Rodrigo, Serginho (Gabriel Lima), Ibson (Jhemerson), Marquinhos (Gersinho), Cássio Ortega (Maycon Douglas) e Rubens.
Técnico: Eugênio Souza