Análise: proibido de contratar, Cuca se reinventa no Santos
O Santos está cumprindo punição imposta pela Fifa de inscrever novos jogadores. O motivo é gerado por uma dívida ao Hamburgo, da Alemanha. Devido a esta situação, o time da Vila Belmiro vem encontrando soluções caseiras, com muitos jogadores da base sendo relacionados para as últimas partidas. – Tem que ser novamente revelador. E estou nesse propósito. Torcedor tem que ter confiança. Trabalho é árduo, mas vai ser vitorioso. Temos que dar tempo ao tempo. Sabia da dificuldade e vim preparado. É pé na tábua, voltar a trabalhar – completou Cuca, logo após chegar ao Santos.
O treinador de 57 anos, nunca teve a fama de apostar na base e quase sempre preferiu jogar com medalhões. Entretanto, sabendo da situação atual da equipe praiana, ele foi quase que forçado a mudar essa sua característica e até o momento mostra um trabalho evolutivo. No último jogo do Peixe, contra o São Paulo, uma grata surpresa foi a estreia de Lucas Lourenço entre os profissionais, meia de 19 anos mostrou muita personalidade e inteligência, ditando o ritmo da equipe no segundo tempo. – O bigodinho é chato. É menino, mas é maduro. Ele é malandro, prende a bola, é pequeno, mas sabe usar o corpo. Ele vai evoluir. Tem 19 anos, tem muito chão pela frente. Essas oportunidades que eles têm, como o Marcos Leonardo enfrentar o São Paulo hoje, eles vão crescendo muito com isso – disse o treinador do Peixe após terminar a partida.
Mas, talvez a maior surpresa que o Santos ganhou neste ano foi o goleiro de 25 anos, João Paulo. Que entrou na partida contra o Athletico-PR na terceira rodada do Brasileirão devido a uma lesão do contestado Vladimir. Depois disso, João virou titular e a cada jogo que passa, ele mostra ao torcedor que é um goleiro seguro e confiante. Por fim, é inegável que o técnico Cuca está fazendo um bom trabalho com o elenco que tem em suas mãos, extraindo o melhor de cada jogador e mostrando um futebol agressivo, fazendo o torcedor santista pelo menos sonhar com algum título neste ano.
