Há 108 anos, o Santos fazia seu primeiro jogo oficial
Odir Cunha, do Centro de Memória
Sabe onde fica a Igreja do Coração de Maria, na Avenida Ana Costa? Pois há 108 anos ali ficava o campo do Sport Club Internacional, e numa tarde de domingo, 15 de setembro de 1912, foi lá que o Santos fez o seu primeiro jogo oficial, contra o Santos Athletic Club, uma agremiação de origem inglesa, e venceu por 3 a 2, com o seu primeiro gol marcado pelo ponta-esquerda Arnaldo Silveira.
Mas o Santos, fundado em 14 de abril daquele ano de 1912, ainda não tinha feito nenhuma partida? Sim, claro. Mas essas tinham sido jogadas no campo da antiga rua Aguiar de Andrade, 49-E, Vila Macuco, no terreno de José Domingues Martins. Ali foram disputados vários jogos, mas eles não entram nas estatísticas oficiais do clube porque o campo não tinha as dimensões regulamentares.
Assim, o primeiro confronto da rica história santista foi mesmo este de 15 de setembro de 1912, quatro meses depois da fundação do clube e um dia antes do aniversário de 17 anos do ponta-direita Adolpho Millon, outro craque e ídolo nesses primeiros tempos do Alvinegro Praiano.
Aquele Santos pioneiro jogou naquele domingo festivo com o francês Julien Fauvel no gol, Sidnei e Arantes; Ernari, Oscar e Montenegro; Adolpho Millon, Hugo, Nilo, Simon e Arnaldo Silveira. O time dos ingleses apresentou Parsons, Kent e Deweck; Woodon, Seddon e Lee; Saul, De Saone, Allen, V. Cross e Harold Cross.
O que se sabe é que o jogo começou às 14h30 e acabou às 15h30, com tempos de meia hora. A primeira etapa terminou empatada em 1 a 1, gols de Arnaldo Silveira para o Santos e Lee para os ingleses. No segundo tempo, Arnaldo, novamente, e Millon marcaram para o Santos, enquanto Lee fez mais um para o adversário.