Galo vence Coritiba e está na briga pelo título

No último dia 15 de dezembro de 2020 completou-se 49 anos do título brasileiro do Galo. Óbvio que há torcedores que ainda não viram o time ser o melhor do Brasil. Tal situação, portanto, deve incomodar. Todavia, o jejum pode terminar esse ano. Especialmente pela vitória de hoje. O Galo venceu o Coritiba e está na briga pelo título do Brasileirão 2020. 

A vitória veio no segundo tempo. Hyoran marcou aos 21 minutos com um chute no ângulo, de dentro da área adversária mesmo. Aos 31 minutos, o atacante Eduardo Sasha, por sua vez, ampliou o placar. Ele recebeu de Arana e garantiu o que já estava garantido: a vitória. Com o triunfo, o Galo é, então, o segundo colocado com 49 pontos. A equipe mineira está a quatro pontos do líder São Paulo, que tem 53 e ainda joga na rodada. A vitória tanto diminuiu a diferença entre os dois, como recolocou o Atlético-MG na briga pelo seu segundo título brasileiro.

O primeiro já veio, mas, faz muito tempo. Foi há 49 anos, em 1971, que Dadá Maravilha marcou o gol que fez do Galo o primeiro campeão nacional. Faz tanto tempo que a competição ainda era chamada de Campeonato Nacional de Clubes. E o regulamento estabelecia três fases. Era organizada pela Confederação Brasileira de Desportos, que ainda existia e, portanto, regularizava todas as competições esportivas. 

O Atlético-MG conseguiu o feito de ser o primeiro campeão brasileiro. Porém não precisa, necessariamente, ser o último, ou seja, não dá para esperar mais. Logo, a equipe tem a oportunidade de garantir seu segundo título, superando o São Paulo como também fez em 1971.

(Foto: Agência do Galo/CAM)