Rebaixamento em 1990: mito ou realidade?

O São Paulo viveu ótimos tempos no futebol durante a década de 80. Conquistou o título de campeão paulista por vários anos, campeão brasileiro em 1986 e vice em 1989 sob o comando do técnico Carlos Alberto Silva. O treinador da época teve o contrato encerrado durante o Campeonato Paulista de 1990, sem renovação, dando espaço ao técnico interino, Pupo Gimenez.

Já na diretoria, o presidente Juvenal Juvêncio tentou se manter por mais dois anos, até que durante as eleições de abril perdeu o cargo para José Eduardo Mesquita Pimenta. Pablo Forlán, foi contratado pela nova diretoria para comandar o tricolor durante a repescagem do campeonato.

JOGO DA REPESCAGEM:
Na tarde de junho de 1990, o São Paulo encarava o Noroeste no Morumbi sob os olhos de apenas 274 pessoas que presenciavam a péssima campanha que o time da capital fazia naquele Campeonato Paulista.

O tricolor goleou o adversário por 6×1, entretanto a vitória não serviu para nada, uma vez que o Botafogo, de Ribeirão Preto empatou com a Inter, em Limeira e ficou com a vaga.

O São Paulo foi rebaixado? Os torcedores rivais dizem que sim, o regulamento diz que não e hoje, através das divertidas perguntas no Instagram, de Verdade x Mentira, a FPF (Federação Paulista de Futebol), esclareceu de uma vez por todas que não houve rebaixamento, já que o regulamento do campeonato na época não previa rebaixamento para a tal Divisão Especial.

Foto: Instagram da Federação Paulista de Futebol

Foto de destaque: Divulgação / SPFC

Referência: Site do Globoesporte.com