Entrevista com o narrador João Guilherme, da Fox Sports

João Guilherme de Miranda Carvalho, nasceu em Niterói/RJ, no dia 22 de julho de 1971 (44 anos), narrador de MMA (época da SporTV) e futebol, atualmente trabalha no Fox Sports Brasil. É conhecido e reconhecido pela grande voz e por seus bordões espetaculares

 

 1- De onde surgiu o interesse em atuar no jornalismo? Fale sobre o começo da sua carreira, expondo os pontos positivos e negativos de ser jornalista?

R: O meu interesse surgiu de criança acompanhando futebol pelo rádio junto com meu pai.

 

 2- Como chegou a Fox Sport Brasil? Qual é a sensação de trabalhar nesta emissora?

R: Fui convidado em dezembro de 2011 depois de estar 15 anos no SporTV. Considerei um grande desafio e hoje depois de 4 anos, digo que é uma honra estar num dos maiores grupos de mídia do mundo e fazendo parte do Fox Sports.

 

FOX-Sports-Radio-segunda-edicao-joao-guilherme
Foto: Arquivo Pessoal.

 

 3- Qual foi a reportagem que mais lhe marcou e por qual motivo?

R: Cobrir a Copa de 94 nos EUA, tinha 21 anos, foi minha primeira copa e o Brasil foi tetra. Estava pela Rádio Tupi do Rio.

 

 4- O futebol brasileiro está passando por um momento de reformulação na sua estrutura (seleção, clube e base), você acredita que o nosso futebol voltará ao seu lugar de destaque no cenário mundial? Aborde também sobre o atual momento dos clubes cariocas.

R: Acho que vai demorar. Nosso futebol é muito desorganizado e nunca foi bem gerido. Tivemos a sorte de revelar Pelé, Garrincha, Romário, Ronaldo e companhia, por isso viramos potência. Hoje não temos mais craques como antes, contudo, podemos ser competitivos e voltar a ganhar uma copa, quem sabe em 2018. O futebol carioca vem sendo mal administrado e perdendo espaço nos últimos 25 anos. Estrutura defasada e gestões que levam os times as estarem entre os mais devedores. Ficou para trás e perdeu espaço.

 

 5- Qual a sua análise sobre o futebol europeu? Torce para algum time deste continente? Quais são as melhores equipes e por quê?

R: Só torço para um time e não revelo porque é complicado para o narrador dizer, será julgado emocionalmente pelo púbico por isso, o time é brasileiro. O futebol europeu é exemplar na organização, principalmente em se tratando de Premier League e as competições da UEFA. Eles têm mais dinheiro e buscam os melhores em todo o mundo, principalmente aqui na América do Sul.

 

João Guilherme-640x480-FOX
Foto: Arquivo Pessoal.

 

 6- Seu nome está fortemente ligado ao futebol e ao jornalismo, entretanto queremos saber quais são as suas outras atividades fora do âmbito de trabalho? Pratica outros esportes?

R: Gosto de cozinhar, fazer caminhada, ler um bom livro, assistir series e curtir a minha família.