Santiago García, do Godoy Cruz, é encontrado morto na Argentina

O uruguaio Santiago García, de 30 anos, foi encontrado sem vida em Mendoza, na Argentina, neeste sábado (6). Havia uma arma de fogo ao seu lado e as pistas apontam para suicídio. O atacante tinha passagens por Nacional, River Plate, ambos do Uruguai, Athletico Paranaense, Kasimpaşa, da Turquia, e estava no Godoy Cruz desde 2016, onde era um dos ídolos.

Ele estava em isolamento domiciliar desde o último dia 22 de janeiro quando foi diagnosticado com coronavírus. Sua última postagem na rede social havia sido um dia antes. Ele disse no Twitter “desde o primeiro até o último dia agradecido e com a tranquilidade de poder olhar na cara de TODOS”.

— santiago garcia (@elmorro_garcia) January 21, 2021

O maior artilheiro do Tomba no Campeonato Argentino com 51 gols em 119 partidas, segundo informações de autoridades locais, passava por um tratamento psiquiátrico.

Santiago El Morro García teve uma ascensão meteórica no futebol uruguaio pelo Nacional. Com isso, em 2011, ele veio ao futebol brasileiro como a contratação mais cara do futebol paranaense, R$ 7 milhões para jogar no Athletico Paranaense. Em sua estreia pelo CAP, fez dois gols contra o Botafogo, mas em 17 jogos seguintes, não foi mais às redes. Entre 2012 e 2013, jogou no Kasimpaşa, da Turquia, pois precisava cumprir dois anos de suspensão no Uruguai por uso de cocaína.

Em 2014, depois de confusão em um superclássico uruguaio entre Nacional e Peñarol, foi preso, ficando suspenso por três meses de jogar. Depois disso, ele foi jogar no River Plate, do Uruguai, de graça por opção própria. Morro Garcia enfrentava problemas de peso e gostava que ninguém o cobrava no clube que ficava próximo a sua casa.

Resultado de imagem para santiago Garcia Nacional
O time do Gran Parque Central era um dos amores de Santiago García (Reprodução)

Desde 2016, estava no Godoy Cruz, de Mendoza, onde era um dos maiores ídolos do clube. No ano de 2018, quando o Tombo foi vice-campeão argentino, perdendo o título para o Boca, desabafou sobre os julgamentos sofridos pela briga com a balança. “Quando me obrigaram a perder peso, aqui na Argentina, eu sofri muito porque não me sentia forte e ágil. Tive que sair do time. (…) Quem me conhece sabe como é o meu físico. Sou grandalhão e bundudo mesmo”, disse García à época.

Foto de capa: Marcelo Endelli/Getty Images