Do revanchismo liverpuldiano ao revanchismo piauiense: a história do Parnahyba
A história do Parnahyba, primeiro clube piauiense de futebol fundado, muito se confunde com a história da cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí. A cidade de Parnaíba foi o berço do futebol piauiense, através dos ingleses que moravam ali, que foram os principais incentivadores do esporte no município. Do revanchisPalavrasmo liverpuldiano, entre Liverpool e Everton, para o Piauiense, entre Parnahyba e International:
Camisa Azul x Camisa Vermelha: o primeiro clássico piauiense

Através da Casa Inglesa e da Companhia de Navegação Booth-line, dois comércios da cidade e com sede em Liverpool, na Inglaterra, o futebol foi difundido na cidade. Com as cores tradicionais de Liverpool (vermelho) e Everton (azul), maior clássico do futebol mundial à época, foram criados o ‘Camisa Vermelha’, que no futuro ficou conhecido por International Athletic Club, e o ‘Camisa Azul’, que mais tarde ficou conhecido por Parnahyba Sport Clube.
O Camisa Vermelha era influenciado pelo Liverpool e foi fundado pelo empresário Septimus Clark, já o Camisa Azul era influenciado pelo Evertone e foi fundado por José de Moraes Correia. Dessa maneira, surgiram os dois primeiros clubes do Piauí, sobretudo o Tubarão do Litoral.
Do Camisa Azul ao Parnahyba Sport Club
Com o escudo estampado, a camisa totalmente branca, o calção totalmente azul e as meias totalmente pretas, o Camisa Azul se transformava em Parnahyba Sport Club. Mesmo antes da fundação, o clube já era chamado de “o mais querido” pela sua torcida, apelido que continuei após a fundação, no dia 1º de maio de 1913.
primeira diretoria azulina ficou composta desta maneira: José de Moraes Correia (Presidente); Ozias de Moraes Correia (Vice-Presidente); Colibri Alves (Secretário); Oton Ramos (Tesoureiro); Hilton Lopes (Orador); José Leite (Diretor de Esporte); Mario Reis (Diretor Técnico).
Estádios do Parnahyba

No início, os clássicos aconteciam nas ruas, mas com o crescimento do esporte, foi necessário a construção de um estádio. O Parnahyba construiu um estádio no centro da cidade, próximo ao Colégio São Luiz Gonzaga, o mais famoso da cidade. Mas, com a desativação do International em 1929, o estádio Petrônio Portela foi dado ao azulino, onde o clube treina até hoje.