|

Podemos dizer Adeus ou Até logo Cuca?

O empate contra o Fluminense em 1×1 foi o último jogo do técnico Cuca à frente do Santos, em sua terceira passagem pelo clube, como técnico. O técnico inicialmente alegou problemas pessoais, e logo após a partida, afirmou querer ficar ao lado da família, já que enfrenta casos de Covid-19 na família, com a mãe, Nilde e sua filha mais velha, Maiara, ambas internadas em Curitiba. No último jogo do Campeonato Brasileiro, Marcelo Fernandes deve comandar o Santos, e no início desta semana, Ariel Holan deve ser anunciado o técnico do Santos para os próximos 2 anos.

Cuca chegou ao Santos no dia 7 de agosto de 2020, em meio a uma crise administrativa, onde foi crucial no desenrolar da situação do goleiro Everson e do atacante Eduardo Sasha, onde ambos processavam o Santos por não pagamento de salários e foram negociados com o Atlético Mineiro. Em sua terceira passagem pelo Santos, pegou o time desacreditado, conseguiu recompor o elenco, utilizando os nomes que tinha, subindo atletas da base, e levou o Santos à final da Taça Libertadores da América, perdendo a partida no último lance do jogo, para o Palmeiras, e no Campeonato Brasileiro, o Santos está em oitavo lugar, com 54 pontos, muito próximo de conquistar vaga para a Libertadores de 2021, em sua fase preliminar.

Cuca deixa o Santos após dirigir o time por 44 rodadas, onde alcançou 18 vitórias, 14 empates e 12 derrotas. Ao todo, somando às outras duas vezes que comandou o Santos, acumula 85 jogos, com 31 vitórias, 27 empares e 27 derrotas.

Em nota oficial, o Santos agradece os trabalhos do técnico a frente do elenco, enaltecendo seus feitos durante estes últimos 6 meses, onde afirma que Cuca “foi mais que um técnico, foi um gestor de pessoas”. Agora, o treinador deve ficar longe dos gramados, acompanhando a recuperação dos familiares com Covid-19.

OPINIÃO – A considerar que é a terceira passagem do treinador pelo Santos, e a forma que são conduzidas as relações entre diretoria e técnicos no Brasil, não será nada fora do contexto, afirmar que o técnico Cuca no futuro, poderia voltar ao comando do Santos. Tudo passa a ser uma questão de tempo e desempenho de quem estiver no comando dentro e fora de campo. A perda da Taça Libertadores foi um dos fatores que também pesaram nesta decisão, mas não se contesta de forma alguma, o fator apresentado pelo treinador, que optou em estar ao lado da família neste momento difícil.

Abaixo, a nota oficial publicada pelo Santos:

O jogo deste domingo (21) na Vila Belmiro, diante do Fluminense, marcou a despedida do técnico Cuca no comando do time. O Santos Futebol Clube agradece o profissionalismo do treinador, que mesmo enfrentando casos de Covid-19 na família, com a mãe, Nilde, e a filha mais velha, Maiara, internadas em Curitiba, decidiu ficar com o elenco para esta importante partida.

Cuca termina essa sua terceira passagem pelo Santos com 44 jogos, 18 vitórias, 14 empates e 12 derrotas. No total são 85 partidas à frente do Peixe, com 31 vitórias, 27 empates e 27 derrotas. Em meio às dificuldades financeiras do Santos FC e no contexto de uma pandemia global, Cuca também conseguiu ajudar a levar o Peixe à final da Libertadores 2020, com uma equipe recheada de Meninos da Vila. Ao acreditar no potencial da base do Clube, Cuca se mostrou parceiro dos atletas e também da direção do clube.

O presidente do Santos, Andres Rueda, enalteceu as qualidades de Cuca, no comando da equipe. “Ele foi mais do que um técnico, foi um gestor de pessoas. Uniu o time em busca dos objetivos. Foi fundamental, abraçou a molecada, deixou de lado os problemas de bastidores do Clube, criou um clima excelente dentro do grupo e isso foi espelhado nos resultados. A sua participação foi um dos motivos, senão o maior, de termos esses feitos. Obrigado Cuca!”, falou o presidente.