O técnico Hernán Crespo, até o momento está conseguindo montar um elenco bem enxuto para disputar a sua primeira temporada a frente do São Paulo. O Tricolor Paulista é um dos clubes que mais contratou nesta janela, com seis reforços no total. Agora, cabe ao argentino escalar esses jogadores em seu esquema tático.
Confira abaixo uma análise de como Crespo deve jogar com esses atletas:
Éder
No 3-5-2 de Crespo, a equipe joga com dois atacantes, sem utilizar pontas. Essa dupla, nos últimos jogos foi formada por Pablo e Luciano. Isso obriga os atacantes a serem mais versáteis, podendo executar uma gama maior de funções.
Sem jogadores de ataque pelos lados, embora os alas cheguem em profundidade em vários momentos, a dupla de frente tem que estar apta a jogar tanto centralizada e cair pelos lados do campo, dependendo do que for exigido.
Luciano é um jogador muito acostumado a essa multiplicidade de funções. Atualmente centroavante no Tricolor, o camisa 11 já foi ponta esquerda em outros momentos da carreira e, frequentemente, recua um pouco para receber a bola e participar da criação das jogadas, desde lá da defesa.
Pablo, por sua vez, vem jogando muito bem na formação de Crespo, tendo maior liberdade para se movimentar por todo o ataque. Entretanto, não executa as mesmas funções de Luciano, além de já ter apresentado performances abaixo do esperado jogando mais centralizado. O camisa 9, portanto, tem sua posição ameaçada com a chegada do atacante Éder.
O brasileiro naturalizado italiano foi uma das maiores contratações do Tricolor nesta janela e deve assumir a titularidade ao lado de Luciano, justamente por suas características casarem muito bem com o que Crespo espera de seus atacantes.
Benítez
O argentino tem a possibildae de ajudar o São Paulo de Crespo em diversas funções. O meia trabalha bem tanto como um articulador das jogadas, mais presente no campo de ataque, como pode funcionar como um jogador para iniciar as jogadas, buscando a bola no campo de defesa para sair ao ataque, em progressão.
No final de 2020 com o Vasco Benítez fez boas partidas atuando justamente como um meia que subia ao ataque trocando passes. No São Paulo, ao lado de Daniel Alves e dos alas, o argentino pode ter certa facilidade para criar as jogadas.
Miranda
É um jogador que não irá alterar o plano de jogo de Crespo, Miranda irá somente agregar. Miranda deve jogar ao lado de Bruno Alves e Arboleda, jogando pelo lado esquerdo o zagueiro, com sua experiência, trará muita qualidade para o São Paulo.
Orejuela
Um dos principais reforços do São Paulo, juntamente com Miranda e Éder. O colombiano deve cair como uma luva no estilo de jogo de Crespo. Isso porque, nesse esquema, os alas têm liberdade total para subir ao ataque na fase ofensiva, e Orejuela tem muito velocidade para isso.
Desta forma, é normal ver, no atual time do São Paulo, os alas se transformando em pontas em vários momentos. Reinaldo e Igor Vinícius são jogadores que, frequentemente, se envolvem nas jogadas de ataque do time. Reinaldo, por exemplo, tem um total de 23 cruzamentos nas quatro partidas em que jogou na função de ala.