| |

Real Madrid liberou James Rodríguez de graça ao Everton

Uma das transferências mais surpreendentes no último verão europeu foi a ida de James Rodríguez ao Everton, da Inglaterra. O colombiano deixou o Real Madrid quando ainda não havia completado um ano de seu contrato com a equipe de Zidane. Nesse sentido, o clube inglês deveria pagar uma boa cláusula por sua saída, mas a FIFA confirma que isso não aconteceu.

Assim, tanto Real Madrid quanto Everton destacaram que a contratação ocorreu a custo zero. Por conta do momento difícil que vivia na Espanha. os merengue facilitaram sua saída para liberar espaço na folha salarial. Por outro lado, alguns membros da imprensa europeia afirmavam que a transação girou em torno de 25 milhões de euros, o que alertou instituições o Envigado, da Colômbia, e o Banfield, da Argentina.

FIFA confirma que James Rodríguez chegou de graça ao Everton

Foto: Getty Images

Sendo assim, caso envolvesse dinheiro a negociação, as equipes buscavam receber um valor pela cláusula de solidariedade, prevista no regulamento da FIFA na formação dos jogadores. Dessa forma, o Envigado encaminhou um pedido à FIFA para esclarecer a verdade sobre a assinatura de James. O clube colombiano ficou surpreso que o regulador do futebol ratificou que a negociação foi de graça.

Dessa forma, a confirmação veio pelo presidente Ramiro Ruiz, em uma conversa com “60 minutos ao redor”, da Antena 2 Colômbia. “Perdemo-nos um pouco no assunto. Eles responderam que a contratação foi realmente gratuita. Hoje, James está entre os jogadores mais valorizados e alcançou seu centésimo gol na Europa, algo que nem todos podem alcançar. Mas para eles ainda é de graça”, disse o gerente.

Por fim, a chegada de James ao Everton foi um total sucesso para ambos os lados. O colombiano, ex-Real Madrid, está mostrando um grande nível no campo de jogo, mas também está sendo uma grande chave para aumentar o valor da marca Everton, tanto na Inglaterra, quanto fora. Por fim, na verdade, a chegada de James facilitou ao clube inglês a chegada de novos patrocinadores.