Flamengo busca primeira vitória na Argentina após 20 anos
Nesta terça-feira (20), o Flamengo enfrenta o Vélez Sarsfield pela estreia na Copa Libertadores 2021. No entanto, a partida que está marcada para às 21h30, no estádio José Almafitani, tem um peso a mais para o Rubro-Negro. Isso porque, o clube carioca não vence em solo argentino há 20 anos.
A última vitória do Flamengo na Argentina foi por 2×1 contra o San Lorenzo, pela fase de grupos da extinta Copa Mercosul, em 28 de julho de 2001. Desde então, foram 7 jogos disputados, sendo 5 empates e 2 derrotas, com 5 gols a favor e 7 contra.
Confira o retrospecto do Flamengo em solo argentino desde 2001:
- Independiente 0 x 0 Flamengo (segunda fase – Copa Mercosul 2001)
- San Lorenzo 1 x 1 Flamengo (Final Mercosul 2001)
- Lanús 1 x 1 Flamengo (fase de grupos – Libertadores 2012)
- San Lorenzo 2 x 1 Flamengo (fase de grupos – Libertadores 2017)
- Independiente 2 x 1 Flamengo (Final Copa Sul-Americana 2017)
- River Plate 0 x 0 Flamengo (fase de grupos – Libertadores 2018)
- Racing 1 x 1 Flamengo – (Oitavas de final – Libertadores 2020)
Sendo assim, o Rubro-Negro possui mais uma oportunidade de quebrar esse tabu nesta terça-feira. Embora Vélez e Flamengo nunca tenham se enfrentado pela Libertadores, já duelaram nove vezes ao longo da história. Desse modo, o histórico de confrontos entre os times é favorável ao Rubro-Negro. Das 9 partidas disputadas, o Flamengo venceu 6 vezes, empataram 1 e o Vélez venceu em 2 ocasiões. Contudo, sabe-se que esta tarefa não será fácil, visto que o Vélez é o atual líder do Grupo B da Superliga Argentina, estando seis pontos à frente do segundo colocado, Boca Juniors.
Portanto, para conseguir este feito, o Rubro-Negro precisa melhorar sua atuação em campo pois os resultados que obteve nas últimas partidas não animam os torcedores. Após conquistar a Supercopa contra o Palmeiras (nos pênaltis), o clube perdeu para o Vasco por 3×1, com os titulares, e empatou com a Portuguesa em 2×2, com um time alternativo. Já o Vélez vem de uma vitória sobre o Huracán por 2×0.
Foto: Alexandre Vidal / Flamengo.