Classificação para a Champions por desempenho histórico poderá ser anulada devido à Superliga
O novo modelo da Liga dos Campeões reserva dois lugares na competição para clubes que não se classificaram, mas, ainda assim, têm uma boa pontuação no ranking de clubes da UEFA. Assim sendo, essas duas vagas estão sendo criticadas por beneficiarem os maiores clubes, que não se classificaram em campo.
Segundo o jornal The Guardian, a UEFA está considerando alterar o modelo da Liga dos Campeões, que apresentou na segunda-feira. Isso pode ser visto como uma “vingança” em relação aos 12 clubes que tentaram criar a Superliga. Isto porque as duas vagas por ranking histórico muito provavelmente beneficiariam algum dos doze clubes.
Assim sendo, segundo a fonte mencionado, já existe uma proposta de alteração dos critérios de atribuição de duas vagas por desempenho histórico. Deste modo, a UEFA deverá tomar uma decisão em relação aos Green Cards, em breve. Assim, caso haja alterações ao modelo, as mesmas serão comunicadas pelo organismo que rege o futebol europeu.
Ainda assim, a UEFA, em comunicado, afirmou não haver planos para modificar o modelo. Contudo, o próprio comunicado cita que “outras decisões sobre o equilíbrio da lista de acesso, datas, formato, coeficientes e redistribuição financeira serão feitos até final do ano e potenciais ajustes ao modelo aprovado poderão ser efetuados, se necessário”.
Foto: Getty Images