Final de semana dos Clubes Cearenses

Fortaleza 2 x 1 Asa – Castelão  03-07

img_20160703_203257902_r8s8KAH

Os gols se desenharam nas bolas áreas. De cabeça, João Paulo marcou o primeiro para o ASA. No começo do segundo tempo, Rosinei deixou tudo igual no Castelão. A virada veio dos pés de Pio, na sequência de boas chegadas do Fortaleza.O Leão do Pici chegou a 14 pontos e retomou a liderança na tabela. Os alagoanos seguem com 12 e caem para a terceira posição. Na próxima rodada, o ASA encara o Botafogo-PB no domingo (10), no Almeidão, a partir das 16 horas. O Fortaleza visita o Remo também no domingo (10), às 18h30.

O jogo

O duelo entre os líderes do Grupo A começou quente. Em dois minutos, Fortaleza e ASA chegaram bem ao ataque na Arena Castelão. Mas o fogo foi de palha. Pelo menos até os 24 minutos, quando o cruzamento de Alex Travassos encontrou João Paulo, livre, para cabecear para o fundo das redes de Ricardo Berna. A torcida dos donos da casa se irritou. Vaiou as saídas erradas de bola, cobrou movimentação, atitude… Mas no primeiro tempo, o placar não mudou. Por pouco, uma cabeçada de Anselmo não balançou as redes. Por pouco. A vantagem antes do intervalo era alagoana e a vaia da arquibancada era para o Fortaleza.

As vaias viraram aplausos cedo. Com apenas dois minutos, a bola cruzada na área por Willian Simões encontrou a cabeça de Rosinei e, em seguida, o gol de empate do Fortaleza. Os donos da casa melhoraram de rendimento e a torcida reconheceu. A virada veio com Pio, que aproveitou a falha da zaga alagoana e chutou na entrada da área para marcar o segundo do Tricolor. O domínio dos donos da casa foi flagrante na etapa final. O ASA não conseguia, nem de longe, ser tão incisivo quanto foi no primeiro tempo. Com a vitória, o Leão do Pici chegou aos 14 pontos e retomou a liderança do Grupo A. O ASA caiu para terceiro.

 

Ceara 1 x 0 Bahia – Castelão 02-07

vovo

Os mais de 17 mil pagantes gritavam e festejavam a plenos pulmões no fim do jogo. E o motivo foi mais uma vitória (desta vez, suada!) do Ceará na Série B do Campeonato Brasileiro. Contra o Bahia, o Vovô marcou aos três minutos do primeiro tempo, com Rafael Costa, e venceu pelo placar mínimo de 1 a 0, na Arena Castelão, pela 14ª rodada. A partida foi muito disputada durante os 90 minutos, mas na segunda etapa, o torcedor viu o Tricolor Baiano pressionar muito e quase chegar ao gol de empate. Contudo, as mudanças feitas por Sérgio Soares deu ânimo novo ao time, que segurou a pressão e chegou a ter chances de ampliar.

Com o resultado, o Alvinegro de Porangabuçu chega aos 27 pontos, permanecendo na 3ª posição, mas ficando a um ponto do líder Vasco da Gama – o Atlético-GO tem a mesma pontuação, mas uma vitória a menos. O Bahia, com a derrota, fica na 9ª posição, com 20 pontos.

Na próxima rodada, O Ceará enfrenta o Tupi, no Estádio Municipal de Juiz de Fora, na sexta-feira (8), a partir das 21h30. O Bahia já volta a campo na terça-feira (5), contra o Vila Nova, na Fonte Nova, também às 21h30.

Mal rolou a bola…

O primeiro tempo começou bem frenético para Ceará e Bahia. O Tricolor Baiano perdeu um gol em menos de um minuto. Em seguida, o Vovô aproveitou falta pela esquerda para Rafael Costa desencantar e abrir o placar, aos três minutos. Daí em diante, foi só emoção para quem foi à Arena Castelão. Mesmo desajustado, o time baiano levava perigo em jogadas sempre articuladas por Renato Cajá. Apesar de distribuir as jogadas, o meia parecia lento. E, com isso, a zaga alvinegra sempre se fechava mais rápido.

Do outro lado, Wescley era o homem que dava as assistências para as finalizações do autor do gol, Rafael Costa, e de Bill. Assim, sempre havia um momento de perigo no ataque das duas equipes. A diferença ficou mesmo para o fato de o Vovô conseguir se articular mais e melhor e também se recompor com mais facilidade ao recuperar a bola.

Pressão baiana

A volta para o segundo tempo mostrou um Ceará muito tímido nas suas jogadas e um Bahia bem ousado, marcando firme e finalizando com perigo. O Vovô, aos poucos, foi priorizando a marcação e recuou muito. Wescley e Felipe, que se mostraram bem velozes na primeira etapa, cansaram e já não rendiam o mesmo. Os donos da casa recuaram tanto que, aos 20 minutos, o técnico Sérgio Soares retirou Rafael Costa para colocar o volante Diego Felipe, recém-contratado. O resultado desse panorama é que o Tricolor Baiano cresceu de uma forma que acuou o adversário, coisa que não havia feito no primeiro tempo. Hernane chegou até a marcar um gol, mas o assistente anulou, alegando impedimento. O lance foi bem difícil de analisar.

Na reta final, Sérgio Soares mudou de ideia e resolveu recolocar o Vovô no jogo. Sacou Wescley, já sem condições de correr, e colocou Serginho em campo, que voltava de contusão. Porque, até então, o goleiro Éverson estava sendo o melhor em campo, com suas defesas salvadoras. E o arqueiro Jean havia se tornado um mero espectador da partida. A mudança surtiu efeito e o Ceará voltou a se organizar e ocupou mais espaços no setor de ataque, fazendo com que as investidas baianas perdessem perigo. A melhora rendeu ainda um contra-ataque quase mortal. Felipe recebeu cara a cara com o goleiro e perdeu o gol sacramentaria a vitória. Mesmo assim, o placar não mudou e Alvinegro se garantiu na 3ª posição do G-4.

 

Nova Russas WO x Alto Santo – Estadio Do Junco 03-07

img_20150109_151514653_1

O tempo vai passando e a Série B do Cearense segue repleta de indefinições. O inquérito que investiga os WOs da competição foi concluído, mas outro ocorreu neste fim de semana. Em jogo válido pela 21ª rodada, Nova Russas e Alto Santo deveriam ter se enfrentado domingo (3), no estádio do Junco. No entanto, a equipe mandante não compareceu ao jogo. Assim, o resultado favorável seria dado ao Gladiador do Sertão, que assumiria a segunda posição na tabela e, consequentemente, subiria para a primeira divisão, junto com Horizonte. No entanto, o Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Ceará (TJDF_CE) aguarda documentação da Federação Cearense de Futebol (FCF) para validar ou não o resultado.

– A Federação Cearense de Futebol (FCF) deve encaminhar na tarde de hoje a documentação dessa partida. E vamos encaminhar para a Procuradoria e, se necessário, vai oferecer a denúncia. Havendo a condenação, será atribuída a pontuação. Haverá o julgamento e será declarado o WO somente caso haja ausência da equipe – explicou Jamilson Veras, presidente do TJDF-CE.