Gabigol possui um aproveitamento em cobranças de pênaltis melhor do que Messi e CR7

Mais um jogo do Flamengo, mais um gol dele: Gabriel Barbosa. Vivendo uma grande fase no Rubro-Negro, na noite desta terça-feira, Gabigol ultrapassou Zico em número de gols na Libertadores. Além disso, é o artilheiro da competição com 6 gols em 4 jogos e, após converter mais uma penalidade máxima, o goleador manteve seu aproveitamento quase perfeito em cobranças de pênalti.

Dessa forma, vale lembrar que o aproveitamento do cobrador oficial de pênaltis do Flamengo é maior do que o de badalados jogadores como Neymar, Messi e CR7. Desde que chegou ao Flamengo em 2019, Gabigol cobrou 21 penalidades e 20 foram convertidas em gol. Ou seja, o atacante do Rubro-Negro possui um aproveitamento de 95%.

Portanto, atrás dele na lista está outro brasileiro: Neymar. Neste período, o camisa 10 do PSG marcou 14 gols de pênalti e cometeu um erro, tendo um aproveitamento de 93,3%. Na sequência vem Lewandowski, último ganhador do prêmio de melhor jogador do mundo, que também está na casa dos 90%. Já CR7 e Mbappé possuem uma taxa de conversão de penalidades em torno de 80%. Entretanto, Messi e Haaland não chegaram a atingir essa marca, neste mesmo período de tempo.

Portanto, o único pênalti perdido por Gabigol foi pela Taça Rio de 2020, quando o atacante acertou a bola no travessão, contra o Botafogo. No entanto, este gol desperdiçado acabou não fazendo diferença, visto que o Flamengo venceu por 3 a 0.

Somente pela Libertadores 2021, dos 6 gols que o atacante marcou, 3 foram de pênalti: um contra o Vélez Sarsfield e outro sobre a LDU. Além do convertido na noite desta terça-feira, contra o Unión La Calera.

Confira o aproveitamento em pênaltis do jogadores desde 2019:

  • Gabriel Barbosa (Flamengo) – 95% (20 gols em 21 cobranças)
  • Neymar (PSG) – 93,3% (14 gols em 15 cobranças)
  • Robert Lewandowski (Bayern) – 90,9% (20 gols em 22 cobranças)
  • Cristiano Ronaldo (Juventus) – 87,5% (28 gols em 32 cobranças)
  • Kylian Mbappé (PSG) – 80% (12 gols em 15 cobranças)
  • Lionel Messi (Barcelona) – 79,2% (19 gols em 24 cobranças)
  • Erling Haaland (Borussia Dortmund) – 77,8% (7 gols em 9 cobranças)