|

É Campeão! Galo empata com o América e conquista seu 46° título do Campeonato Mineiro

O Atlético recebeu o América na tarde deste sábado (22), no Mineirão, em partida válida pelo jogo de volta da final do Campeonato Mineiro. E com a vantagem do empate para conquistar a taça, o 0 a 0 após o fim dos 90′ no Gigante da Pampulha deu ao Galo o seu 46° título estadual da sua história. 

O JOGO!

A tônica da segunda partida da final do Campeonato Mineiro seguiu a mesma do primeiro encontro entre América e Atlético, no último domingo (16). Dessa vez, no Mineirão, o duelo continuou muito estudado e sem grandes emoções.

Na primeira etapa, o clássico das multidões, de uma maneira geral, foi muito equilibrado. Apesar de o Coelho ter iniciado a partida propondo o jogo, e por pouco não abrindo o placar com Rodolfo, ao decorrer da etapa inicial, o Atlético assumiu a postura ofensiva, equilibrou a intensidade e também produziu grandes chances. Aos 17’, por exemplo, Igor Rabello não abriu o placar devido a uma grande defesa do goleiro Cavichioli. 

Logo depois, já aos 34′, Hulk escorou para Nacho, que bateu no canto, mas mais uma vez, o goleiro do Coelho fez uma grandíssima defesa no Mineirão. Em seguida, já aos 44′, já no fim da etapa inicial, Nacho voltou a ter uma grande oportunidade; após receber de Savarino, o argentino driblou o adversário e bateu forte, mas a bola saiu por cima do travessão.  

A etapa complementar começou enérgica e com penalidade máxima marcada logo aos 3′ de jogo. Após Felipe Azevedo ser derrubado por Igor Rabello, o pênalti foi assinalado. No entanto, na cobrança, Rodolfo acertou o travessão de Everson. Aos 15′, após cobrança de escanteio, Igor Rabello subiu mais alto que todo mundo e viu a bola tirar tinta da trave de Cavichioli e mais uma oportunidade de gol ser desperdiçada no Gigante da Pampulha.

A partir daí, o desenho do jogo seguiu a mesmo, sem grande emoção e chances para ambos os lados, até os acréscimos do segundo tempo. O América reclamou de uma não marcação em um possível pênalti sofrido por Bauermann em disputa com Igor Rabello. Após consulta do VAR, a decisão do árbitro de campo foi validada e o jogo seguiu até o apito final com muita confusão e polêmica.

Sem redes balançadas em nenhum dos dos jogos, o Atlético se consagrou campeão mineiro 2021 pela vantagem adquirida na primeira fase da competição.

Foto: Pedro Souza / Atlético

TABU MANTIDO! 

O Galo entrou em campo hoje com a missão principal de conquistar o 46° título mineiro. Entretanto, o alvinegro também desejava manter um tabu de 5 anos sobre o rival América. 

Isso porque, a última derrota do Atlético para o Coelho foi há exatos 5 anos, exatamente na final do Campeonato Mineiro de 2016. A sequência invicta no clássico dura, agora, 16 partidas. Ao todo, são 11 vitórias e cinco empates, além de 30 gols marcados e apenas oito sofridos. 

SALÃO DE FESTAS! 

Apelidado carinhosamente como “Salão de Festas” pela torcida atleticana, o Mineirão foi palco de inúmeras conquistas alvinegras ao decorrer de sua história. A deste sábado (22), foi a 20ª taça de Campeonato Mineiro que o Atlético ergueu no Gigante da Pampulha.