A FIFA está realizando testes para um novo sistema de futebol

A FIFA testou em um torneio infantil algumas das novas mudanças que querem implantar no futebol mundial como substituições ilimitadas

A FIFA está considerando a introdução de várias medidas que podem revolucionar o mundo do futebol ainda em um futuro distante. Os testes estão em uma primeira fase e estão sendo ensaiados no torneio Copa do Futuro do Futebol, um torneio infantil.

As mudanças se concentram em quatro aspectos fundamentais:

-dividir o tempo de jogo em 2 períodos de 30 minutos, interrompendo o jogo a cada interrupção, à semelhança de outras modalidades como o basquetebol ou o futsal, o que garante 30 minutos de jogo dinâmicos e eficazes.

-a capacidade de fazer alterações ilimitadas. Atualmente, devido à pandemia, existem cinco substituições que podem ser feitas em jogos sem prorrogação, já que em caso de recurso à prorrogação, está disponível uma sexta substituição. Em condições ‘normais‘, o regulamento define substituições em três.

-Realizar kick-offs com o pé (laterais). Isso permitiria criar situações de muito mais perigo, já que a bola ficaria ‘pendurada’ na área rival com grande facilidade.

– Punir o cartão amarelo com suspensão temporária de 5 minutos, que o jogador advertido deve assistir do lado de fora.

Todas estas modificações estão sendo postas em prática na Taça do Futuro do Futebol, torneio para menores de 19 anos disputado pelo PSV, AZ, RB Leipzig e Club Brugge. 

Ao final, a FIFA avaliará o impacto dessas mudanças no torneio e se fará alguma solicitação formal ao International Board, órgão que define as regras do jogo em todo o mundo.