Brasil luta até o fim, mas perde para Lituânia

Foi um jogão!

Pra quem pensou que o jogo estava morto no fim do primeiro tempo se enganou. Com uma recuperação incrível, o Brasil quase conseguiu uma virada histórica no segundo tempo de jogo, porém pecou demais nos lances livres e perdeu para a Lituânia. O placar de 82 a 76 para a seleção europeia, não reflete o que foi a peleja.

O jogo

Pra quem acompanhou o jogo inteiro, pode notar que há duas partidas distintas. O primeiro tempo foi de amplo domínio lituano. A seleção europeia que era considerada a favorita para o confronto começou o jogo com tudo e com o armador Mantas Kanieltis estava pegado fogo, anotou 7 pontos e no fim do primeiro quarto a diferença já estava em 10 pontos.

O que se viu no segundo quarto foi pior. A Lituânia arrasadoramente quase matou a seleção brasileira. Com jogadas rápidas, boa marcação e as bolas do perímetro caindo, a diferença só aumentava. Os lituanos que terminaram o primeiro tempo com 72% de acerto dos arremessos de quadra, encontravam as cestas facilmente. Nenê, pouco acionado, travava uma verdadeira batalha contra Valanciunas mas sem muito sucesso. Alex e Leandrinho juntos tinham 11 pontos e o Brasil errava muito lance livre. No fim, 58 a 29 para os lituanos, uma diferença de 29 pontos!

2016-08-07t185650z_56844801_rioec871gmmjz_rtrmadp_3_olympics-rio-basketball-m

Leandrinho na bandeja! (Foto: Eric Gay/Reuters)

Segundo tempo, outro jogo

Na volta para o segundo tempo, apenas Leandrinho como titular, o Brasil começou a apertar a marcação e forçar erros por parte dos lituanos. Deu certo! Com o camisa 19 chamando a responsabilidade para si, os brasileiros começaram a cortar a diferença do intervalo e fecharam o quarto com 18 pontos atrás. Leandrinho liderou o Brasil com 13 dos 23 pontos marcados neste quarto.

Começou o último quarto e a reação brasileira surtia efeito. Nos 4 primeiros minutos, 5 a 0 para o Brasil e diferença em 3. Raulzinho que esteve muito bem no segundo tempo, comandava a equipe brasileira e trouxe a diferença para 11. Lituânia não se encontrava em quadra e o Brasil aproveitava o apoio da torcida e vinha diminuindo a diferença. Quando chegou em 4 pontos, Sabonis conseguiu uma linda bandeja e a falta. Converteu o lance de bonificação, levou a diferença em 7 pontos e praticamente matou o jogo.

Destaques:

Brasil: Leandrinho – 21 pontos (cestinha da peleja)

Lituânia: Mantas Kalnietis – 16 pontos e 8 assistências

Com a derrota, Brasil vai pressionado enfrentar a Espanha que, surpreendentemente também perdeu em sua estreia para a Croácia. Desta forma, o vencedor deste jogo começa a encaminhar a classificação. Quem perder, deve ligar o sinal de alerta.

 

Saudações Basqueteiras!

por Lucas Bonora – @lubonora11