|

Fluminense tem retrospecto positivo nas oitavas da Libertadores

Tricolor carioca decide vaga no Maracanã nesta terça diante do Cerro Porteño no jogo atrasado das oitavas da Liberta

O Fluminense recebe o Cerro Porteño, do Paraguai, nesta terça-feira (3) no Maracanã às 19h15 pelas oitavas de final da Libertadores de 2021. O time de Roger Machado venceu o polêmico jogo de ida por 2 a 0 em La Nueva Olla, na capital paraguaia, Assunção.

Dentro de casa, pode perder por até um gol de diferença para os comandados de Francisco Arce que mesmo assim se classifica para enfrentar o Barcelona, do Equador. Esta partida era para acontecer há duas semanas, mas por conta da morte do filho do treinador paraguaio, Alejandro Javier Arce, de 20 anos, o jogo foi adiado.

O Fluzão pode emendar sua maior sequência avançando a pelo menos às quartas de final da Copa caso confirme a vaga contra o Ciclón – três avanços consecutivos. Ao todo, são sete participações (já contando a edição de 2021) do Nense. A melhor campanha foi o vice-campeonato em 2008 para a Liga de Quito – na primeira final de Libertadores no Maracanã.

As duas primeiras vezes na competição (1971 e 1985) terminaram ainda nos grupos quando tínhamos as chaves binacionais. Em 2008, a terceira vez, caiu na final. Depois disso, vieram mais quatro participações. A de 2011 terminou nas oitavas para o Libertad. Em 2012, começa a sequência de avanços às quartas eliminando o então campeão Internacional no primeiro mata-mata.

Campeão brasileiro em 2012, chegou novamente às quartas ao passar pelo Emelec na fase de oitavas. Oito anos depois, nova oportunidade de chegar mais longe, mantendo o bom retrospecto nesta fase e aumentando a sequência sem quedas antes de chegar aos oito melhores.

Fluminense em oitavas de final de Libertadores

2008: Atlético Nacional – classificado

2011: Libertad – eliminado

2012: Internacional – classificado

2013: Emelec – classificado

2021: Cerro Porteño –