|

Em busca da vaga na semi da Libertadores, Galo e River se reencontram após 35 anos

Após eliminar o Boca Juniors nas oitavas de final em uma emocionante disputa de pênaltis, o Atlético fará frente a outro argentino na busca pelo tão sonhado bicampeonato da Copa Libertadores. O confronto dessa vez, válido pelas quartas de final da competição sul-americana, é diante do River Plate de Marcelo Gallardo. O duelo entre argentinos e brasileiros acontece logo mais, às 21h30, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.

O jogo de volta acontece na próxima quarta-feira (18), no Mineirão, em Belo Horizonte. O alvinegro decide a vaga em casa devido a melhor campanha na fase de grupos da competição continental.

— Atlético (@Atletico) August 10, 2021

APÓS TRÊS DÉCADAS!

Atlético e River Plate voltam a se reencontrar após 35 anos em um confronto histórico equilibradíssimo. O duelo de hoje será o de tira-teima na história dos dois times.

O primeiro encontro se deu ainda na fase de grupos da semifinal da Libertadores de 1978. Na ocasião, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, os donos da casa triunfaram por 1 a 0, com gol de Juan José Lopez, aos 8 minutos da etapa inicial.

O jogo de volta, no Mineirão, em Belo Horizonte, marcou o troco dado pelo Galo. O alvinegro venceu por 1 a 0 com balançada de rede de Marinho, aos 38 minutos do segundo tempo.

Foto: Reprodução/Estado de Minas

Entretanto, os dois times acabaram sendo eliminados do grupo pelo também argentino Boca Juniors, que não só garantiu a vaga na decisão, como conquistou o bicampeonato.

Sete anos depois, em 1985, as equipes voltaram a se enfrentar em jogo válido pelo Torneio de 20 anos do Mineirão. O duelo, no Gigante do Pampulha, terminou empatado em 1 a 1. Jorge Borelli, contra, abriu o placar a favor do Atlético, aos 35 minutos. Entretanto, aos 9 minutos do segundo tempo, Cláudio Alberto Morresi empatou o duelo. Nos pênaltis, triunfo argentino por 4 a 2.

Foto: Reprodução/Estado de Minas

Em suma, o Atlético chega embalado para o confronto na Argentina. O time comandado por Cuca soma nove vitórias, dois empates – ambos diante do Boca Juniors, nas oitavas de final da Libertadores – e apenas uma derrota, para o Bahia, em duelo que validou a classificação alvinegra às quartas de final da Copa do Brasil.

Vivendo grande fase, o Galo está entre os oito melhores da competição continental e do mata-mata nacional, além ainda de ser o líder do Campeonato Brasileiro.