Em jogo atrasado da última rodada do primeiro turno, o Grêmio enfrenta neste domingo o Botafogo, às 16h, no estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro.
O Grêmio que tenta voltar ao G-4 do Brasileirão. Com sete pontos de desvantagem para o líder Palmeiras, 43 para 37, a equipe do técnico Roger Machado quer uma vitória no Rio de Janeiro para se aproximar do topo da tabela. Será a chance do time diminuir a distância para os principais oponentes, que não têm jogos atrasados a fazer.
No momento, o Grêmio é o 6° colocado com 36 pontos, mas voltará ao G4 em caso de vitória no domingo.
Isso porque chegaria aos 39 pontos contra os 37 do atual 4° colocado Corinthians e 36 do 5°, Santos, que está na frente do Grêmio por ter uma vitória a mais, além de melhor saldo.
Na projeção com os líderes, a vitória sobre o Botafogo é fundamental para baixar a diferença, já que, no momento, o Palmeiras lidera com 43 pontos, seguido de perto por Flamengo, 2° com 40, e Atlético-MG, 3° com 39.

Nesta semana em entrevista o Capitão do Grêmio, Maicon afirmou o seguinte:
Temos uma semana para trabalhar, e pensar no jogo com o Botafogo, primeiro, que é o jogo atrasado. Fazer como fizemos uma grande partida no domingo, mas com vitória, para encostar no Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG, para igualar o número de jogo. E entramos como todos no campeonato. São jogos difíceis, mas temos totais condições de vencer.

As alterações do time Gremista, para essa partida:
O lateral Edilson, que foi poupado de um treinamento durante a semana, foi confirmado como titular. A principal novidade na escalação está no ataque: Henrique Almeida assume a posição de Miller Bolaños, convocado para a seleção equatoriana. Pedro Rocha, que poderia ser o substituto do camisa 23, se recuperou de uma virose e fica no banco de reservas.
Já a presença de Bruno Grassi no time é reflexo de outro ponto atípico do jogo. O goleiro jogará na vaga de Marcelo Grohe, desfalque por estar com a seleção brasileira. Além dele, Geromel, também sob as ordens de Tite, e Miller Bolaños com o time do Equador, desfalcam o Grêmio.
“É um jogo muito importante, pode nos colocar na briga de novo, então é preciso jogar com naturalidade. Concentrado”, comentou o goleiro Bruno Grassi.
O Botafogo atravessa uma crise. Após a goleada de 5 a 2 sofrida para o Cruzeiro na última quinta-feira, o jogo valia pela partida de ida das oitavas da Copa do Brasil, o comando do técnico Jair Ventura passou a ser questionado pela torcida. Agora, está com toda a atenção está voltada para o Grêmio, rival de domingo, na Arena da Ilha.