Departamento médico do Corinthians: Referência Mundial

Poucas lesões durante o ano foi uma das chaves do sucesso do Corinthians, graças ao investimento realizado em seu Departamento Médico

O Departamento Médico localizado no CT. Dr. Joaquim Grava tem uma parcela enorme no sucesso da equipe do Corinthians. Para entendermos melhor como funciona esse trabalho, a parte clínica do CT consiste no Ceproo (Centro de Preparação e Reabilitação Osmar de Oliveira) onde os jogadores fazem trabalhos específicos de fortalecimento sob orientação do Departamento Médico, e o LabR9 (Laboratório R9 de biomecânica), moderno laboratório de biomecânica para o tratamento e prevenção de lesões para atletas profissionais.

a807f20487_4s

O potencial do departamento médico foi noticiado no mundo inteiro e desde então diversos jogadores iniciaram tratamento com os profissionais do Corinthians. O próprio trabalho feito com o Ronaldo Fenômeno durante os 3 anos em que ele atuou pela equipe. A recuperação de Alexandre Pato também é um case de sucesso, pois o jogador frequentemente se lesionava na Itália e voltou a atuar em alto nível sem lesões, graças a passagem dele no laboratório. Renato Augusto também é outro case enorme de sucesso, o atleta mesmo admite que pensava que nunca mais atuaria em alto nível. O jogador é vigiado de perto pelos fisioterapeutas, fazendo parte do “grupo especial de jogadores”. Romulo, Renê Junior e Luiz Gustavo são outros casos recentes que utilizaram a estrutura do departamento médico do Corinthians.

Bruno Mazziotti é o fisioterapeuta responsável por liderar esse acompanhamento. Amigo pessoal de Ronaldo, o fisioterapeuta chegou ao clube especificamente para tratar do Fenômeno, porém atua no departamento até hoje. Ele explica que o brilhante trabalho é realizado em conjunto com os demais integrantes da comissão técnica, que atingiram o conhecimento necessário para fazer com que esse trabalho de prevenção de lesões dê certo.

08-05-2013-08-05-09-meia-renato-augusto-realiza-fisioterapia-no-ct-joaquim-grava

 

Lesões em 2015

Traduzindo todo esse trabalho em números, Mazziotti explica há uma média de 65 casos de lesões durante a temporada da Série A. Neste ano, o Corinthians teve apenas 23 casos de lesão. O forte trabalho de prevenção de lesões feito pela comissão técnica, permitiu a Tite escalar quase sempre seus melhores jogadores.

Jadson, Gil, Edu Dracena, Elias, Ralf, Malcom e Vagner Love estão entre os atletas que não perderam nenhuma partida por problema físico. Renato Augusto praticamente engrossa essa estatística: perdeu só dois jogos, mas na 2ª e na 3ª rodada do torneio. Agora, a meta é reduzir mais para o próximo ano.

A próxima meta agora é definir, em breve, quais poderão ser os períodos mais desgastantes de 2016 para quantificar as cargas de treinamento ao longo dos meses e prevenir os jogadores.

Obs: Com auxílio do portal de notícias www.meutimao.com.br