Departamento médico do Corinthians: Referência Mundial
Poucas lesões durante o ano foi uma das chaves do sucesso do Corinthians, graças ao investimento realizado em seu Departamento Médico
O Departamento Médico localizado no CT. Dr. Joaquim Grava tem uma parcela enorme no sucesso da equipe do Corinthians. Para entendermos melhor como funciona esse trabalho, a parte clínica do CT consiste no Ceproo (Centro de Preparação e Reabilitação Osmar de Oliveira) onde os jogadores fazem trabalhos específicos de fortalecimento sob orientação do Departamento Médico, e o LabR9 (Laboratório R9 de biomecânica), moderno laboratório de biomecânica para o tratamento e prevenção de lesões para atletas profissionais.
O potencial do departamento médico foi noticiado no mundo inteiro e desde então diversos jogadores iniciaram tratamento com os profissionais do Corinthians. O próprio trabalho feito com o Ronaldo Fenômeno durante os 3 anos em que ele atuou pela equipe. A recuperação de Alexandre Pato também é um case de sucesso, pois o jogador frequentemente se lesionava na Itália e voltou a atuar em alto nível sem lesões, graças a passagem dele no laboratório. Renato Augusto também é outro case enorme de sucesso, o atleta mesmo admite que pensava que nunca mais atuaria em alto nível. O jogador é vigiado de perto pelos fisioterapeutas, fazendo parte do “grupo especial de jogadores”. Romulo, Renê Junior e Luiz Gustavo são outros casos recentes que utilizaram a estrutura do departamento médico do Corinthians.
Bruno Mazziotti é o fisioterapeuta responsável por liderar esse acompanhamento. Amigo pessoal de Ronaldo, o fisioterapeuta chegou ao clube especificamente para tratar do Fenômeno, porém atua no departamento até hoje. Ele explica que o brilhante trabalho é realizado em conjunto com os demais integrantes da comissão técnica, que atingiram o conhecimento necessário para fazer com que esse trabalho de prevenção de lesões dê certo.