CBF demite chefe do comando da Comissão de Arbitragem, o ex-árbitro Leonardo Gaciba
Após inúmeros problemas de arbitragem no campeonato brasileiro e em jogos da Copa do Brasil, CBF demite chefe da Comissão de Arbitragem
O futebol brasileiro acordou com uma notícia impactante na manhã dessa sexta-feira (12). O presidente interino da CBF, Ednaldo Rodrigues, demitiu o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, o árbitro Leonardo Gaciba.
Com isso, o vice da comissão, o ex-árbitro Alício Pena Júnior assumirá o cargo até o final do Brasileirão 2021. Como um crítico aos processos atuais, Alício deve realizar algumas mudanças na comissão ate o final de seu mandato nos próximos dias.
Ednaldo Rodrigues já procura por um novo presidente para a Comissão de Arbitragem e para reformular mais profundamente o órgão a partir de janeiro de 2022. O presidente interino da CBF pretendia desfazer a atual comissão no final da temporada atual, mas decidiu antecipar a decisão após a série de erros da arbitragem nas últimas rodadas.
Gaciba estava no cargo desde 2019 e foi contratado por Rogério Caboclo para modernizar a arbitragem. A CBF investiu alto em tecnologia para ajudar os árbitros em campo.
O VAR começou a ser usado em competições nacionais em 2018. No ano seguinte, o Campeonato Brasileiro foi disputado já com o árbitro de vídeo. Porém, o recurso de vídeo vem sendo bastante criticado pelos clube e pela torcida, de acordo com a forma que vem sendo usado.