| |

Primeira proposta de acerto com Barcelona é recusada, veja detalhes

Buscando sanar as dívidas das gestões anteriores, a atual diretoria vem negociando para firmar um acordo, pela quitação da dívida junto ao Barcelona, pela quebra de preferência, na venda do jogador Gabriel Barbosa, que ocorreu em 2016 para a Internazionale/ITA. O Santos atualmente deve aproximadamente R$ 18 milhões ao clube catalão, e segundo informação inicial do site ATribuna e confirmação do Mercado do Futebol, a primeira proposta formal oferecida pelo Santos, não foi aceita pelos diretores espanhóis.

Na proposta oferecida pelo Santos, o Barcelona teria a prioridade de compra de quatro jogadores da base até uma determinada data, dentre eles o zagueiro Kaiky Fernandes de 17 anos e o atacante Ângelo, de 16 anos. Os demais nomes estão sendo mantido em sigilo pela diretoria.

A proposta ainda firmava que em caso de compra de qualquer um dos jogadores que o clube espanhol tiver prioridade, a quantia de R$ 18 milhões seria abatida no valor da transferência, e em caso do Barcelona não exercer o direito de compra sob nenhum dos jogadores, a dívida seria extinta. Num primeiro instante, o Barcelona acenou positivamente para a proposta, mas depois acabou mudando de ideia, o que leva a negociação a um novo estudo de oferta.

Pelo não cumprimento do acordo por parte do Santos, na ocasião sob a gestão de Modesto Roma Júnior, o caso foi levado à Corte Arbitral de Esporte, o CAS, e em dezembro de 2020, a entidade condenou o Santos a ressarcir o clube espanhol no valor firmado, já que não foi respeitado a prioridade de compra do atacante Gabriel Barbosa, que atualmente está no Flamengo. Desde que assumiu o Santos, o presidente Andres Rueda segue tratando de acertar as dívidas anteriores, com diversos êxitos neste quesito.

(Foto: Divulgação / Santos FC)