Santos ‘muda a postura’ nos contratos com jogadores da base, entenda
Nos últimos meses, o que se viu no Santos, foi um trabalho intenso para renovar os contratos dos principais jogadores das categorias de base. Durante entrevista coletiva com o Executivo de Futebol Edu Dracena, ele explicou a mudança de postura na questão das renovações contratuais, que passaram a ter maior duração, para os jogadores serem mais aproveitados inclusive no time principal.
“Temos que mudar o pensamento. Eles têm que fazer história, deixar sua marca. Não somente passar pelo clube. Claro que não é da noite para o dia, mas vamos colocar na cabeça deles, para eles construírem uma história no clube.”
O executivo que já vestiu a camisa do Santos e fez história no time, na geração Ganso-Neymar, falou sobre a ‘mudança de filosofia’, no ato de renovar os contratos dos atletas. “Atleta que tem contrato curto, vamos procurar estender e, aí sim, colocar numa vitrine. A filosofia vai mudar no clube. Entendemos que para subir, tem que ter um contrato longo para que possa performar e dar valores financeiros ao clube numa futura venda. Tem atletas vencendo contrato em dezembro. Vamos analisar para chamar o estafe deles e renovar.”
Participando com Edu Dracena na coletiva de imprensa, o gerente de futebol Guilherme Lipi, ressaltou a importância dos jogadores não queimarem etapas, para não ter que voltar às categorias de base. “Temos de evitar queimar etapas. Jogador tem que estar pronto para subir e permanecer no profissional. É importante que ele cumpra as etapas nas categorias inferiores e chegue pronto ao elenco profissional.”
(Foto: Ivan Storti / Santos FC)
