Saiba o que foi a Arrancada Heroica de 1942, homenageada na nova Camisa do Palmeiras
Nova camisa principal do Palmeiras, para a temporada de 2022, homenageia episódio histórico do clube: a Arrancada Heroica de 1942
O Palmeiras lançou nessa quarta-feira (26), seu novo primeiro uniforme para a temporada de 2022. Na nova camisa, a Puma, fabricante do material, lançou a campanha “Quando surge o Palmeiras”, em alusão ao episódio épico na história do clube: A Arrancada Heroica de 1942.
Mas final, o que foi a Arrancada Heroica?
Em 1942, em meio a Segunda Guerra Mundial, o então Palestra Itália, foi forçado a mudar seu nome para Palmeiras. Acontece que o clube paulistano, de origem italiana, sofreu grande pressão durante o período da guerra, para mudar o nome que fazia alusão a Itália.
O Brasil, na época governado pelo presidente Getúlio Vargas, manteve-se neutro nos primeiros três anos de guerra e não se envolveu nos conflitos. Entretanto, após ter embarcações torpedeadas por alemães e italianos, declarou apoio aos países “Aliados” (Estados Unidos, União Soviética, Reino Unido e França) e contra o “Eixo” (formado por Alemanha, Itália e Japão).
Dessa forma, com apoio declaro aos Aliados e contra a Itália, que pertencia ao Eixo, o Palestra Itália recebeu muita pressão e resolveu mudar para Palestra de São Paulo, também alterando seu escudo, com referência mais nacionalistas, com a inclusão de um tom amarelo, em referência a bandeira brasileira.
A alteração, entretanto, não foi suficiente e as pressões continuaram já que para parte da sociedade, a palavra “palestra”, de origem grega, também fazia referência à Itália. Além da pressão sofrida, a exigência para mudança e aplicações de sanções e punições eram cada vez maiores.