Aguardado para assinar com o Santos, conheça mais sobre o técnico Fabián Bustos
Ao que tudo indica, o Santos já definiu Fabián Bustos, como seu novo técnico para a continuidade da temporada. Atualmente no Barcelona de Guayaquil/EQU, o técnico acerta os detalhes do seu desligamento com o clube equatoriano e é esperado na Vila Belmiro, para a assinatura do contrato.
Além do bom trabalho realizado no Barcelona, time que eliminou o Santos em 2021 na Libertadores na fase de grupos, a escolha do treinador também teve a questão financeira, se encaixando dentro da realidade do clube. O técnico também tem o perfil ofensivo, que se encaixa à filosofia do Santos.
COMPARAÇÕES
O técnico em 2021, foi apontado pelo jornal uruguaio “El Pais”, como o segundo melhor treinador argentino da América do Sul, estando atrás apenas de Marcelo Gallardo, que comanda o River Plate há 7 anos. Bustos também é comparado à Gallardo, pela versatilidade de jogo e também por propor variações táticas em campo, sem perder a ofensividade, passando pelo 4-2-3-1 ao 4-3-3, sem dificuldades dentro da partida.
Bustos também é comparado à Sampaoli, que dentro da Argentina, só comandou a Seleção Nacional entre os anos de 2017 e 2018, com uma passagem apagada, mas nos clubes da América do Sul, fez trabalhos consistentes. A situação aplica-se a Bustos, que só dirigiu clubes no Equador, iniciando em 2009 no Delfin, pelas categorias de base. Outra semelhança entre os dois treinadores, é a forma de propor o jogo, observando o Barcelona/EQU atual e a seleção do Chile de 2015, que sob o comando de Sampaoli, sagrou-se Campeã da Copa América.
CONQUISTAS
Em números, pelo Barcelona, Fabián Bustos tem um aproveitamento de 57,7%, nos 90 jogos que comandou a equipe, com 45 vitórias, 21 empates e 24 derrotas. O técnico chegou ao Barcelona, após o destacado trabalho feito no Delfin, time que o Santos enfrentou na Libertadores de 2021 e venceu os dois jogos na fase de grupos. Como técnico, Bustos tem dois títulos nacionais no Equador sendo na temporada 2018/2019 pelo Delfin, e na temporada 2019/2020 pelo Barcelona de Guayaquil.
(Foto: Getty Images)