Conheça a história e tudo sobre o Santos de Angola
Não é novidade para ninguém que o Santos Futebol Clube, uma das maiores instituições nacionais e internacionais do mundo, tem representações nos quatro cantos do globo. Na África, não seria diferente. Conheça agora o Santos de Angola!
Nesta thread, vou contar um pouquinho pra vocês sobre a história do @SantosFCAngola, mais um representante do @SantosFC ao redor do mundo!
— Paulo Belleze (@paulo_bml) February 27, 2022
(Like e RT ajudam bastante!)
Segue o fio… 🧶 pic.twitter.com/2Nkrgd7HKJ
O ex-Presidente da Angola, José Eduardo dos Santos, que governou o país entre 1979 até 2017, sempre teve o ideal de criar um projeto de formação de jogadores angolanos e mobilização desportiva para crianças e adolescentes chamada de Escola de Futebol da FESA (Fundação Eduardo dos Santos).
O projeto foi ganhando forma e, em 26/08/2001, foi anunciada a nova agremiação esportiva da Angola: o Santos Futebol Clube de Angola (SFCA), que fica localizado em Luanda, na capital do país, e conta com divisões de base desde o infantil, passando pelo júnior e profissional. Porém, como era ainda um ‘protótipo’ que começou a ter ascensão e alcançou grandes escalões do futebol angolano, a proclamação da constituição do SFCA foi oficializada em 7/09/2002, data considerada a fundação do clube, que foi sediada por Ismael Diogo da Silva. Hoje, o clube não tem mais relação com o ex-presidente e recebe investimentos vindos do Brasil.
Em 2006, o Santos de Angola fez sua primeira visita ao Brasil para participar de uma pré-temporada. Na ocasião, o clube africano realizou um amistoso com o time do Boavista para iniciar os trabalhos, mas acabou sendo derrotado pelo placar de 5 a 0. No entanto, apesar da goleada, tanto os jogadores, quanto o até então treinador Piu Nogueira, a experiência de jogar contra um time do país do futebol já vale a pena e que serviu de grande aprendizado.
Os ensinamentos do tempo em território brasileiro ajudaram, tanto que não demorou para os títulos começarem a vir. No mesmo ano, o Santos de Angola conquistou a segunda divisão do Campeonato Angolano, promovendo-se à elite. Em 2018, dois anos depois, conquistou o que é, até hoje, o maior título da história do SFCA: a Copa da Angola de 2008, vencendo a final contra o Clube Recreativo Desportivo do Libolo. A conquista levou o clube para participar da LCA (Liga dos Campeões da África), equivalente à Libertadores na América do Sul. O clube também conquistou a Super Copa de 2009, totalizando três títulos em sua história.