Flu vai mal como visitante e atrapalha sonho de voltar a Libertadores
O Campeonato Brasileiro acabou e com isso chega o período de avaliação sobre os erros e acertos de toda a temporada. E se pegarmos somente o retrospecto do Fluminense como visitante, o time tantas vezes campeão teria brigado para não cair. O desempenho ficou muito aquém do que era planejado pelos dirigentes. O Fluminense acumulou 14 derrotas, 11 empates e 13 vitórias, quase 50% de aproveitamento, muito pouco para um clube do tamanho do Tricolor das Laranjeiras.
Fora de casa, as atuações atrapalharam muito as pretensões do clube, que almejava uma classificação para a Copa Libertadores de 2017. Sendo assim, vamos destrinchar os números da equipe nas partidas em que atuou como visitante.
Fora de seus domínios, o Tricolor das Laranjeias obteve 5 vitórias, 5 empates e 9 derrotas, tendo feito 15 gols e sofrido 21. As 5 vitórias foram contra América-MG, Flamengo, Santa Cruz, Corinthians e Grêmio. Empatou fora do Rio com Atlético-MG, Chapecoense, Coritiba, Internacional e Vitória. E ainda teve derrotas para Atlético-PR, Botafogo, São Paulo, Figueirense, Ponte Preta, Sport, Santos, Cruzeiro e o campeão Palmeiras.

Devido ao baixo aproveitamento como visitante, o Fluminense viu suas chances de voltar a principal competição continental ir por terra, o time terminou o campeonato com uma sequência de 10 jogos sem vencer. Inacreditáveis 3 pontos conquistados nos últimos trinta disputados.
Fluminense – desempenho como visitante:
Jogos – 19