Vice-campeão da Liga, o Sporting já começa a planejar o seu plantel para a próxima época. Além dos possíveis reforços, o clube leonino também estuda o que fazer com os jogadores que retornam de empréstimo.
Dessa forma, nós, do Mercado do Futebol, preparamos uma lista da situação de 12 atletas que estiveram cedidos e voltam para o Sporting. Vale ressaltar que alguns jogadores poderão ter seus empréstimos renovados sem mesmo retornar ao clube leonino.
Jovane Cabral
Foto: Gualter Fatia/Getty Images
Jovem de 23 anos, Jovane Cabral foi emprestado para a Lazio na janela de janeiro. Por lá, fez apenas um gols em quatro jogos. Assim, o jogador já retorna ao Sporting, mas não há muitas expectativas se será utilizado na equipa principal.
Jovane chegou ao Sporting em 2017, quando deixou o Grémio Nhagar, de Cabo Verde, seu país de origem. Nos Leões, ele nunca se firmou e tem contrato até junho de 2023.
Gonzalo Plata
Foto: Gualter Fatia/Getty Images
Destaque da campanha do acesso do Real Valladolid para a elite do futebol espanhol, com seis golos e cinco assistências em 31 jogos, Plata também é outro que não deve receber minutos no Sporting. O extremo retorna de empréstimo ao clube leonino, onde tem vínculo até junho de 2023.
Se no Sporting não deve ser aproveitado, o equatoriano de 21 anos é alvo de alguns clubes. Recentemente, foi especulado pelo Flamengo, do Brasil, e pode despertar interesse de mais times nas próximas semanas.
Andraz Sporar
Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images
Cedido ao Middlesbrough, da Inglaterra, na última época, o avançado esloveno marcou oito golos e deu mais duas assistências em 37 jogos. No Sporting, Sporar encerra seu contrato em junho de 2025.
Com a provável saída de Slimani, o jogador de 28 anos pode ser aproveitado na equipa da próxima temporada. Sporar chegou ao Sporting em 2019 e segue em busca do seu espaço no Alvalade.
Eduardo Quaresma
Foto: Gualter Fatia/Getty Images
Uma dos grandes talentos da formação do Sporting, Eduardo Quaresma tem grandes chances de ganhar mais espaço na equipa leonina. O central de 20 anos esteve emprestado ao Tondela, onde atuou em 30 partidas.
O defesa tem contrato até junho de 2025 com o Sporting e é considerado um dos jogadores mais promissores do plantel atual.
Rafael Camacho
Foto: Gualter Fatia/Getty Images
Outro jovem da formação que voltará de empréstimo é Rafael Camacho. O extremo de 22 anos passou a temporada passada no Belenenses SAD e deu uma assistência em 17 jogos.
Com contrato até 2024, não se sabe se o português será aproveitado nos Leões. Ainda assim, é uma peça interessante para a equipa pela sua versatilidade de atuar no ataque.
Roodrigo Battaglia
Foto: Gualter Fatia/Getty Images
Vinculado ao Sporting desde 2018, quando foi adquirido por 4,5 milhões de euros junto ao Braga, Battaglia ficou emprestado na época passada ao Mallorca, da Espanha, onde fez 31 jogos.
Com contrato até junho de 2023 e sem perspectiva de renovação, o internacional argentino de 30 anos deverá deixar o Alvalade.
Eduardo Henrique
Foto: Carlos Rodrigues/Getty Images
Brasileiro de 27 anos está no Sporting desde 2019, mas nunca teve muitas oportunidades. Na temporada 2021/22 defendeu o Al Raed, da Arábia Saudita, por empréstimo e fez 28 partidas. O médio tem contrato até junho de 2024.
Idrissa Doumbia
Foto: Carlos Rodrigues/Getty Images
No Sporting desde 2018, Doumbia esteve cedido no Zulte Waregem, da Bélgica, e vai estar com futuro avaliado pela direção e comissão leonina. Na última temporada, o médio fez 21 jogos, sem nenhum golo.
O marfinense de 24 anos encerra seu vínculo em junho de 2024 e ainda pouco se sabe sobre sua permanência. Vale ressaltar que os Leões podem perder João Palhinha para esta janela, pois está na mira de vários clubes ingleses.
Luiz Phellype
Foto: Gualter Fatia/Getty Images
O avançado brasileiro retornará ao Alvalade, mas também possui futuro incerto nos Leões. Phellype, de 28 anos, foi emprestado pelo Sporting ao OFI, da Grécia, em janeiro deste ano. Por lá, ele anotou oito golos em 13 partidas.
O jogador, porém, ainda tem contrato com o Sporting até junho de 2024 e apesar da indefinição após sua volta, está aberto a retornar ao futebol brasileiro.
Tiago Ilori
Foto: Gualter Fatia/Getty Images
Formado no Sporting, Ilori também retorna ao Alvalade sem muitas expectativas de atuar com Rúben Amorim. O jogador passou a última época no Boavista e participou de apenas 13 jogos.
O central de 29 anos encerra seu contrato em junho de 2024 e está no clube lisboeta desde 2006, quando chegou à formação.
Pedro Marques
Foto: Carlos Rodrigues/Getty Images
O atacante volta de empréstimo após temporada com pouco espaço no Famalicão. Foram apenas 14 jogos disputados e dois golos marcados na época. Aos 24 anos e contrato até 2023, Pedro Marques também tem futuro incerto.
Pedro Mendes
Foto: Paulo Nascimento/NurPhoto via Getty Images
Aos 23 anos, o atacante teve um dos melhores desempenhos dos jogadores emprestados pelo Sporting. Na última época, marcou 10 golos e de uma assistências em 43 jogos pelo Rio Ave.