Todos os anos são lançados alguns animes de cunho esportivo, e para muitos, acabam sendo os melhores e mais marcantes na vida, como Inazuma Eleven (Super Onze), ou o clássico Super Campeões. Confira agora alguns animes sobre futebol que valem a pena serem assistidos.
Lançado a série de Mangás entre 1981 e 1988, o anime foi lançado em 1983, e conta com 128 episódios e quatro filmes para o cinema. O anime é um clássico dos anos 90 e tem grandes citações como o São Paulo de Telê Santana e o Barcelona do Dream Team.
Inspirado no clássico Super Campeões, o Captain Tsubasa conta a história do protagonista Oliver Tsubasa, que é o personagem principal no anime clássico. Nessa nova aventura de 2018, temos uma releitura do anime clássico, com citações ao futebol moderno, como o Barcelona de Messi.
Inazuma Eleven, conhecido como Super Onze no Brasil, é um anime que marcou uma geração (inclusive a minha). Conta a história de Satoro Endo, que liderra o time de futebol do Colégio Raimond no torneio de futebol fronteira nacional e, junto de seus amigos, enfrentam grandes adversários até o mundial juvenil na última temporada.
Um dos animes mais recentes lançados, conta com apenas uma temporada e estreou em janeiro desse ano. Fugindo um pouco do futebol, Futsal Boys segue uma história dentro das quadras com o garoto Haru Yamato, que tenta provar ao seu pai que pode se tornar um grande jogador. O anime cita grandes clubes, como o Real Madrid e outros times da La Liga.
Lançado em abril desse ano, Aoashi é um anime que conta a história de Ao, um jovem centroavante que se inspira em Ronaldo Fenômeno e Marco Van Basten. O anime tem inúmeras referencias ao mundo do futebol real, como Zidane, Neymar, Messi, Cristiano e Pelé, além de retratar o Brasil mais do que apenas "olé" e "samba", como outros animes.
Ainda sem data de lançamento, Blue Lock conta a história da busca da Seleção Japonesa pelo melhor atacante do mundo. O anime foca em inúmeros jovens jogadores que vivem em um internato e se aprimoram a cada dia para serem o goleador perfeito. Com aparições de grandes gênios do futebol, como Pelé, Neymar, Ibra e Messi, o anime cita até mesmo Zico, que é ídolo do futebol japonês.
Como o nome diz, Giant Killing é um anime focado no treinador Tatsumi Takeshi, conhecido como o "matador de gigantes". O seu apelido vem devido ao seu talento em eliminar grandes times com elencos inferiores, os famosos "underdogs", ou as "zebras".
Aoyama é um jovem e talentoso prodígio do futebol que joga no meio de campo para a Seleção Sub-16 do Japão. Mas ele também é um maníaco por limpeza! Como resultado, Aoyama aprendeu a jogar futebol sem se sujar, mas com um custo. Ele só pode jogar com uma fração de suas habilidades normais. Aoyama ainda pode levar o Fujimi High School ao campeonato nacional de futebol quando o resto de seu time não é tão bom.
Do mesmo criador de Super Campeões, Hungry Heart: Wild Striker conta a história de Kyosuke Kanou, um adolescente de 16 anos, que estuda na escola secundária de Outeiro Laranja. Kyosuke também é o irmão caçula do principal jogador do AC Milan. Porém, ao ser constantemente comparado ao seu irmão mais velho, o protagonista desistiu do futebol, até ser chamado para treinar um time de futebol feminino.
Continuação direta de Inazuma Eleven (Super Onze), esse anime mostra o futuro dos personagens que conhecemos na versão clássica, e conta a história de Matsukaze Tenma, que ingressa no Colégio Raimon e busca fazer parte do time histórico de Satoro Endo, que se torna o novo treinador da equipe dos Super Onze.
Fechando a nossa lista, temos Ginga e Kickoff!!!, que conta a história do Mamoyama Predators, um time de futebol do ensino médio e que foi dissolvido pela falta de jogadores. No entanto, depois que o protagonista Oota Shou, conhece uma jogadora de futebol profissional, ele pretende trazer seu time de volta. O anime conta também sobre o futebol feminino no Japão.