10 anos do Tri-Mundial!

No último dia 18 de Dezembro, o São Paulo completou 10 anos do o terceiro título mundial de clubes. Após 12 anos de espera, o mundo era tricolor mais uma vez. Com o mundial de uma maneira nova, juntando todos os campeões continentais, o torneiro foi cheio de emoções, perigos e o time “invencível” caiu diante de um gigante do futebol mundial.

Pré-Jogo

Após vencer o seu jogo na semi final contra o Al-Ittihad por 3×2, o São Paulo aguardava a definição da outra seminal entre Liverpool e Deportivo Saprissa. Como esperado, o Liverpool venceu por 3×0 e iria fazer a final do mundial contra o tricolor. Do lado paulista, a postura era de calma e respeito, pregando o grande adversário que ia ter pela frente. Porém, no lado Inglês, a soberba tomava conta, principalmente em uma declaração de Steven Gerrard, capitão e craque do time vermelho afirmando que “nós nos sentimos invencíveis”.

Jogo

Após ter um dia a mais de descanso, São Paulo vem a campo com o tem de melhor para conseguir o improvável resultado contra o time invencível. Paulo Autuori, manda a campo o time: Rogério Ceni (C); Edcarlos, Fabão e Lugano; Cicinho, Mineiro, Josué, Danilo e Junior; Amoroso e Aloísio Chulapa.

Escalação

Começa o jogo e o Liverpool mostra que veio pra ganhar. Logo aos 2 minutos, Gerrard cruza na área e Morientes cabeceia por cima do gol. Pro torcedor são paulino, só começava o sofrimento.O time brasileiro não conseguia ficar muito com a bola, trabalhava muito na base do chutão e quando conseguia por a bola no chão chegava a criar algumas chances, mas nada que não preocupasse Pepe Reina. Porém, aos 27 minutos de jogo tudo mudou. Fabão domina a bola pelo lado direito do campo. Com um lançamento magistral, encontra Aloísio que saiu da área para buscar o jogo. Realizou o domínio meio estranho, mas mantém o controle da bola… ela quica e Aloísio faz o passe, mágico, preciso para.. Mineiro! Isso mesmo, o atacante lançando o volante. O gigante. Mineiro domina, sai cara a cara com Reina e com um leve toque na bola, tira do goleiro espanhol e inaugura o placar. Explosão da torcida tricolor no estádio. Mais de 66 mil pessoas no Estádio Internacional de Yokohama. Estimasse que dentro deles, 30 mil são paulinos. Após o gol, começa a pressão inglesa pelo empate, que no minuto seguinte ao gol, põe uma bola na trave de Rogério Ceni com Luis Garcia. O goleiro do São Paulo acabou realizando outras três defesas importantes nos sete minutos finais da primeira etapa, impedindo o empate da equipe inglesa, incluindo um disparo frontal do defensor Sami Hyypia.

Volta o jogo com o início do segundo tempo e também com a pressão do Liverpool. Aos 7 minutos, falta perto da área para o Liverpool. Steven Gerrard, craque, pega a bola e a ajeita para a cobrança. Ele corre e realiza a cobrança… batida perfeita na bola que vai ganhando altura e se encaminhando para o gol e… ROOOOGÉEEEERIO! O arqueiro brasileiro, M1to, salta.. não, ele voa em direção a bola e faz uma defesa cirúrgica, precisa, espetacular. A bola tinha endereço, ia matar a coruja. Mas o M1to Ceni não deixou.

rc

Quanto mais o tempo passava, mais nervoso o time do Liverpool ficava. Pois agora o então time invencível, estava perdendo um título contra um time de menor expressão, mas não de menor garra e raça. São Paulo se segurava como podia. Fabão, Lugano e Edcarlos rebatendo tudo lá de trás. Cicinho e Junior não subiam, não tínhamos os alas como antes. Mineiro e Josué lutavam contra aquele meio campo vermelho, Alonso, Sissoko, Kewell, Gerrard… Danilo pegava na bola e segurava o jogo, tranquilidade. Amoroso maluco, doido.. correndo o tempo todo. Aloísio o alvo da zaga. Passou o jogo inteiro apanhando dos 2 zagueiros gigantes ingleses. E Rogério Ceni fazendo o melhor jogo em seus 25 anos de carreira.

Então o inesperado.. GOL do Liverpool! ANULADO! E a pressão continuava. O tempo corria e o São Paulo segurando o resultado. Mais um gol de Liverpool! Anulado novamente. O time inglês se desespera. Como pode acontecer isso? Terceiro gol do Liverpool! PELA TERCEIRA VEZ ANULADO aos 44 minutos do segundo tempo.

O jogo foi se encaminhando e o Liverpool tentava no último suspiro. Luis Garcia dominou a bola na meia lua e chuta para fora. O relógio chega a 48 minutos. Rogério pega a bola e cobra o tire de meta… ACAAABOOOOOU!

O São Paulo conquistava o mundo pela terceira vez em sua história. Todo o time tricolor foi para cima do herói daquele dia, o homem responsável por segurar o ímpeto inglês por 90 minutos: Rogério Ceni. Enquanto isso, os jogadores do Liverpool ficaram espantados.. não acreditando que aquilo tinha acontecido. Gerrard, demonstra bem sua decepção ao sentar no meio de campo, sozinho, incrédulo, olhando a comemoração são paulina. Cade o time invencível Gerrard?

56706ade239e5

Após o jogo, a FIFA fez a escolha dos melhores jogadores da competição. Bola de Ouro: ROGÉRIO CENI! O goleiro artilheiro que fez o gol da vitória do São Paulo na semi final e que pegou até pensando na final, foi escolhido como o Homem do Jogo na final e o Melhor Jogador do Campeonato Mundial de clubes da FIFA. Em segundo, Steven Gerrard, com a cara de quem chupou limão. Em terceiro o costa riquenho Bolanos, do Saprissa.

South American champions Sao Paulo's captain Rogerio Ceni (L) shakes hands with European champions Liverpool's captain Steven Gerrard after winning the FIFA Club World Championship soccer final at Yokohama International Stadium, south of Tokyo December 18, 2005. Sao Paulo defeated Liverpool 1-0. REUTERS/Issei Kato

Estatísticas:

São Paulo Futebol Clube: Rogério Ceni (C); Edcarlos, Fabão e Lugano; Cicinho, Mineiro, Josué, Danilo e Junior; Amoroso e Aloísio Chulapa. TEC: Paulo Autuori.

Liverpool FC: Pepe Reina; Steve Finnan, Stephan Warnock, Sami Hyypia, Jamie Carraguer; Steven Gerrad (C), Mohammed Sissoko, Xabi Alonso, Harry Kewell; Fernando Morientes e Luis Garcia. TEC: Rafa Benitez.

Gol: Mineiro 27 min 1 tempo.

Árbitro: Benito Archundia (MEX)