25 anos do 11/07/92 que nunca sairá da memória e do coração paranista

O dia era 11 de julho de 1992, o Paraná Clube tinha apenas 2 anos e alguns meses desde a fusão. Hoje, 11 de julho de 2017, 27 anos e alguns meses de Clube, exatamente 25 anos do primeiro título a nível nacional do Paraná Clube. 25 anos depois e aquele dia ainda está vivíssimo nas lembranças paranistas, e não é pra menos. Alguns lembram de todos os detalhes. E se você, assim como eu, nem era nascido, continua lendo, que tenho certeza que você irá sentir a mesma emoção que uma nação toda sentiu naquele dia.
O adversário era o Vitória (sim, o mesmo que alguns meses atrás vencemos de 2×0 pela copa do Brasil). O primeiro jogo foi no Pinheirão (05/07/1992) e aos 16 minutos saiu o primeiro gol, um pênalti que foi convertido por Adoílson. No final do primeiro tempo Maurílio cobrou um escanteio, Marquinhos ferreira ajeitou e de cabeça novamente ele, Adoílson marcava o segundo. Algumas chances de gol foram desperdiçadas pelo meia Serginho e por Saulo, que 25 anos depois viria a ser um dos maiores ídolos paranista.
Na segunda etapa o vitória já entrou pressionando e conseguiu diminuir o placar aos 32′. E foi assim até o final do jogo, mas a bola sempre parava na boa e invejada zaga paranista.
FICHA TÉCNICA 1º JOGO (2-1)
Paraná Clube x Vitória-BA
Local: Estádio Pinheirão, Curitiba – PR;
Data: 5 de julho de 1992 (domingo);
Horário: 16:00 horas;
Trio de arbitragem: Ulisses Tavares da Silva (Árbitro); Alcel Langmann e Carlos Roberto da Silva (Assistentes);
Público: 13.547 pagantes;
PARANÁ CLUBE: Luiz Henrique; Balu, Servilho, Gralak e Ednélson; João Antônio, Adoílson e Marquinhos Ferreira; Maurílio, Saulo (Sérgio Luiz) e Serginho (Ney Santos).
TÉCNICO: Otacílio Gonçalves.