Liga Sul-Minas-Rio 2016

A Liga Sul-Minas-Rio terá a sua primeira edição neste ano através da criação da primeira liga, órgão independente das federações estaduais e da confederação de futebol e será realizado entre os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O intuito do texto não é de viés político ou relatar as entrelinhas dos bastidores entre os clubes desta liga e sim, analisar de forma coerente e sucinta as equipes que participarão do campeonato disputado entre 31 de janeiro e 27 de março.

Serão 3 grupos, o primeiro colocado está automaticamente na semifinal e o segundo melhor colocado por índice técnico também herdará a vaga para semifinal, serão 3 jogos na primeira fase e os jogos da semifinal e final.

Grupo A: América Mineiro, Atlético Mineiro, Figueirense e Flamengo.
Grupo B: Avaí, Coritiba, Grêmio e Internacional.
Grupo C: Atlético Paranaense, Criciúma, Cruzeiro e Fluminense.

Primeira atualização: 03/01

Última atualização: 25/01

 

Grupo A:

 

América Mineiro:

O Coelho conseguiu o acesso para a Série A 2016 com a visibilidade acabou perdendo alguns bons atletas como no caso do meia-atacante Marcelo Toscano e do zagueiro Wesley Matos, contudo já houveram muitas contratações para montar o novo elenco.

Contratações: O zagueiro Artur ex-Fluminense, Adalberto ex-Fortaleza  e Suéliton ex-ABC, o lateral-direito Jonas ex-Criciúma, o lateral-esquerdo Ernandes ex-Ceará, o volante Claudinei ex-Avaí, o meia Rafael Bastos ex-Figueirense e Osman ex-Luverdense e os atacantes Maranhão ex-Fortaleza, Tiago Luís ex-Chapecoense e Romário ex-Vasco.

Destaque: O volante Leandro Guerreiro, de 37 anos ex-Botafogo e Cruzeiro.

20150205014229665319o

Atlético Mineiro:

O Galo manteve a base de 2015, o clube fez algumas contratações pontuais, dentre os nomes o meia Juan Cazares ex-Banfield, o meia-atacante Hyuri ex-Botafogo e o zagueiro Frickson Erazo ex-Grêmio, além da volta do atacante Pablo ex-América Mineiro,  houveram renovações de contrato com o zagueiro Edcarlos, o lateral-esquerdo Mansur e o lateral-direito Patric.

Destaque: O atacante argentino Lucas Pratto, de 27 anos ex-Vélez Sarsfield.

20141222184743584617i

Figueirense:

O Figueira escapou do rebaixamento na última rodada, entretanto não manteve a base da equipe com as saídas de Alex Muralha (Flamengo), Thiago Heleno (Atlético/PR) e Fabinho (Inter), para remontar o elenco, contratou de forma selecionada e subiu alguns atletas da base.

Contratações: O goleiro Gatito Fernández ex-Vitória, o lateral-esquerdo Rodrigo Biro ex-ABC e Ponte Preta, o volante Jackson Caucaia ex-Vasco e Jocinei ex-Corinthians e Bragantino e os atacantes Guilherme Queiróz ex-Portuguesa e Éverton Santos ex-FC Seoul.