O treinador chegou ao Palmeiras em novembro de 2020, deixando o comando do PAOK da Grécia e planejando fazer história. “É um grande clube, com um grande elenco, uma grande academia, oferece todas as condições para um profissional ter sucesso. Isso que me seduziu" disse na época.
Apesar de ter terminado apenas em 7º lugar no Brasileirão em 2020, o português conduziu o Palmeiras as conquistas da Copa do Brasil e da Libertadores no mesmo ano.
Abel acabou perdendo os títulos da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana, além de uma fraca campanha no Mundial de Clubes. Seu estilo simples de jogar, também trouxe algumas críticas que colocaram seu trabalho em cheque.
Ainda em dezembro de 2020, o Al Rayyan do Catar foi o primeiro clube a tentar tirar Abel Ferreira do Palmeiras, o treinador recusou o convite, satisfeito com seu trabalho a frente do Verdão.
Em sua primeira temporada inteira a frente do Palmeiras, Abel conduziu o clube a mais uma Libertadores e um respeitável 3º lugar no Brasileirão. Além do título da Recopa..
"Tudo depende de Deus. Eu sou grato ao futebol brasileiro. Utilizo muito essa expressão. Foi o Palmeiras que me abriu as portas para ganhar títulos", disse na época.
Após diversas discussões, o português aceitou estender seu vínculo com o Verdão até o final de 2024, sendo o treinador mais bem pago da América Latina.
O Palmeiras já foi eliminado da Copa do brasil e da Libertadores, mas se encaminha a passos largos para conquistas o título brasileiro, conquista de expressão faltante ao português.
Clubes como Valencia, Besiktas, Fiorentina, Besiktas e Granada fizeram propostas pelo treinador, nenhuma balançou o treinador o suficiente para deixar a Academia de Futebol.
O Brighton, que disputa a Premier League foi o mais recente numa lista de clubes que fizeram propostas pelo treinador. O português recusou o convite alegando que deseja ser campeão brasileiro no Verdão.
O nome de Abel Ferreira chegou a ser especulado na Seleção Brasileira, mas ambas as partes trataram de negar a possibilidade.