| |

Sobre sua saída, Dracena falou sobre a relação com Rueda: “Prometeu várias coisas e não cumpriu”

Depois de sair do Santos no início de julho, após a eliminação do time na Copa Sul-Americana, o Executivo de Futebol Edu Dracena, em entrevista à Rádio 365, sob o comando do jornalista Olivério Júnior, falou sobre sua saída, em um momento turbulento da temporada.

Dracena falou sobre a postura do presidente, afirmando que o que foi prometido, não foi cumprido. “Eu não quis falar muito e não falei, depois da minha saída do Santos, para não criar nenhum clima, até porque o clube estava no Campeonato Brasileiro, e agora com 43 pontos, praticamente acaba a luta contra o rebaixamento, eu não quis criar nenhum problema ao clube. Quando o Andres Rueda me liga, me prometendo várias coisas e dando a palavra dele, que eu teria carta branca, na prática não foi nada disso. Na prática, tudo que eu tinha que fazer, eu tinha que passar para ele e para o Comitê de Gestão.”

O ex-jogador e Executivo de Futebol falou também sobre a forma que o presidente enxerga o Executivo de Futebol, que inclusive foi alvo de um protesto da ABEX, a Associação dos Executivos de Futebol do Brasil “O Santos não tem nem executivo, pois o presidente do clube, não acredita no trabalho do Executivo. Pela maneira que o Santos vem sendo gerido, pode trazer qualquer executivo que não vai dar certo, porque eles são os Executivos do clube. Eles só querem uma pessoa ali para ficar de escudo, para que eles possam tomar as decisões. Foi assim comigo, foi com outros, ainda mais comigo, que tive uma história positiva no Clube. O mais importante é que eu saio de cabeça erguida.”

Sem arrepender da sua saída, Dracena falou da importância da sua chegada ao Santos, quando o time estava na zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2021. “Deixei vários legados no clube. Quando eu chego, naquela circunstância de zona de rebaixamento, faltando 11 jogos para acabar, com toda humildade, se eu não chego, o Santos teria caído sim. Eu não entrava mais em campo, mas eu cheguei, e os jogadores me viram como um porta-voz, um cara que sai de um clube como o Palmeiras, saindo em uma final de Libertadores, abandonando tudo para vir para o Santos, eles se sentiram respaldados e confiantes. Foi aquela virada de chave, coisa que se talvez viesse outro, poderia não ter acontecido. Eu não me arrependo de ter retornado ao Santos, um clube que eu tenho um carinho muito grande. Mas hoje, se você perguntar: “Edu, você faria isso?” Não faria, com essas pessoas que estão no Santos Futebol Clube.”

Dracena desde que outubro de 2021 foi responsável pela renovação contratual de diversos atletas da base, além da contratação do técnico Fabián Bustos e os jogadores Bruno Oliveira (empréstimo), William Maranhão (definitivo), Jhojan Julio (empréstimo), Rodrigo Fernández (empréstimo), Bryan Angulo (definitivo) e Auro (empréstimo). Das contratações, apenas Rodrigo Fernández firmou-se titular absoluto.

(Foto: Santos FC)