|

FIFA investigará gestos obscenos de Xhaka contra a Sérvia

A FIFA abriu oficialmente uma investigação contra atos polêmicos que aconteceram na vitória da Suíça diante da Sérvia, por 3 a 2.

O confronto entre suíços e sérvios foi marcado por muita tensão política. O suíço Xhaka tem origem albanesa, enquanto Shaqiri é nascido no Kosovo.

Kosovo é considerado um país independente da Sérvia desde 2008, mas as tensões separatistas nunca acabaram. A população do país é majoritariamente albanesa.

Xhaka provocou o banco sérvio no segundo tempo, levando a mão às suas partes íntimas, o que provocou uma grande confusão. O camisa 10 ainda se envolveu em outra ‘treta’ no final do jogo, trocando empurrões com o sérvio Milenkovic.

Xhaka também será investigado por usar uma camisa com o sobrenome ‘Jashari’, após o final da partida. Embora o meia alegue ter homenageado o companheiro de equipe, Ardon Jashari, muito provavelmente ele se referiu a Adem Jashari, líder revolucionário de Kosovo, que foi assassinado em 1998.

— Doc (@karthikadhaigal) December 3, 2022

Vale citar que a Sérvia já havia causado polêmica no grupo G da Copa, ao colocar uma bandeira do Kosovo em seu vestiário, coberta com uma bandeira da Sérvia. A imagem trazia a frase: ‘sem rendição’.

Para colocar ainda mais ‘tempero’ na situação, o ex-presidente de Kosovo, Behgjet Pacolli, disse que, caso Xhaka seja multado por usar a camisa com o sobrenome ‘Jashari’, ele pagará integralmente a multa, ‘em nome do povo albanês’.