|

FIFA abre processo contra Seleção Argentina após incidentes nas quartas de final; Holanda também será investigada

A Comissão Disciplinar da FIFA iniciou um procedimento para apurar se a Seleção de Lionel Messi cometeu “conduta imprópria”.

O duelo clássico entre Argentina e Holanda foi mais um grande capítulo na história das Copas do Mundo, e acabou com vitória sul-americana nos pênaltis, após um empate em 2×2 no tempo regulamentar. Com isso, os argentinos seguem para a semifinal diante a Croácia.

Porém, o jogo foi marcado por inúmeros desentendimentos entre jogadores e comissões técnicas, chegando a ter brigas em seu fim. Diante disso, a Comissão Disciplinar da FIFA abriu um processo contra a Associação Argentina de Futebol por possíveis violações dos artigos 12 (Conduta imprópria de jogadores e dirigentes) e 16 (Ordem e segurança nas partidas) do Código Disciplinar da FIFA.

A especulação é de que, se o caso avançar, pode haver alguma sanção econômica contra a AFA. O caso do processo aberto contra o Uruguai depois de ter sido eliminado em uma polêmica partida contra Gana tem uma diferença substancial com a Argentina. 

A Holanda também será observada. É claro que não só contam as declarações pós-jogo de Messi (“Um árbitro FIFA tem que ter outro nível) e Dibu Martínez (“Queria que nos atrapalhassem“). Além disso, as provocações dos argentinos após a vitória não entrarão no processo.

— Diario Olé (@DiarioOle) December 10, 2022

Foto de Getty Images